REGIANE TEIXEIRA
SÃO PAULO, SP – A chuva ameaçou, mas não caiu durante a inauguração da árvore de Natal do parque Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, na noite deste sábado (13).
Cerca de 5.000 pessoas, segundo a SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos), acompanharam o acender das luzes e à queima de fogos pouco após às 20h. Entre os curiosos, muitos idosos e crianças, que depois viram o show do cantor Toquinho.
Catarina Mello, 60, veio em uma excursão com 15 pessoas de Sorocaba (a 99 km de São Paulo). Ela aguardava o início do evento vestindo uma capa de chuva. “Viemos preparadas. Pagamos R$ 90 por um passeio de um dia em São Paulo, que incluía ver a árvore e a fonte multimídia do parque Ibirapuera. É lindo, eu sempre via pela televisão”.
A árvore deste ano é ligeiramente menor – terá 54 metros de altura, contra os 58 metros da de 2013 – e tem 30 metros de diâmetro. Ao, todo, 60 bolas coloridas com até 1,5 metro cada, 20 estrelas cadentes de até 2 metros com microlâmpadas, 50 estrelas de até um metro de diâmetro com lâmpadas especiais e cerca de 40 laços vermelhos, além de luzes adornam a árvore. No topo, há uma estrela de 8 metros de estrutura metálica, mangueira de LED e strobe light (luz piscante) de 10 watts.
O funcionário de manutenção, Luciano Silva, 41, veio com a esposa, com o filho de 17 anos, a filha de 8 anos, e a sobrinha de 4 do Jardim Miriam, zona sul de São Paulo. Eles tiraram vários “selfies” com a árvore de Natal ao fundo e, também, aproveitaram para fotografar as demais as cerca de 200 árvores iluminadas no entrono do Ibirapuera. “É primeira vez que viemos para ver a inauguração da árvore. Todos os anos passamos aqui no parque para tirar foto. Só que este ano a árvore está com menos enfeites que o ano passado”, conclui.
Este ano, a Prefeitura de São Paulo arcou sozinha a montagem da árvore, uma vez que o banco Santander desistiu de patrociná-la. O pinheiro foi montado na praça Escoteiro Aldo Chioratto com a avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao parque. Ele será iluminada todos os dias, das 20h às 5h, até o dia 6 de janeiro de 2015.
Ao lado da árvore, a prefeitura também colocou um trem com presentes e bonecos para enfeitar. “Para mim, a árvore está igual ao ano passado”, afirmou a relações públicas Alessandra Centurione, 42. Ela e o marido foram de bicicleta ao local e planejam fazer o trajeto noturno da ciclovia de lazer, que liga a avenida Paulista ao parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, implantada neste sábado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A ciclofaixa funciona no período noturno os sábados 13 e 20 de dezembro, funcionando das 22h de sábado até às 16h de domingo. Segundo a CET, o objetivo é permitir ao paulistano ver a decoração natalina de bicicleta e sem precisar enfrentar o trânsito. A ideia é deixar o carro em casa e conferir as atrações pedalando, explica a CET.
O trajeto da ciclofaixa noturna tem 21,2 km e passa pela rua Vergueiro, avenida Noé de Azevedo, rua Domingos de Morais, avenida Jabaquara, avenida Indianópolis, avenida República do Líbano até a praça Armando Sales de Oliveira.
Para garantir a segurança dos ciclistas à noite, serão instalados cones luminosos nos principais cruzamentos do percurso, que vai desde a praça do Ciclista (rua da Consolação com a Paulista) até a avenida República do Líbano com a rua Antônio Joaquim de Moura Andrade (portão 8 do parque Ibirapuera).
Na avenida Paulista, um atrativo é o trenó de Papai Noel puxado por bicicletas, que circulará entre as praças do Ciclista e Osvaldo Cruz durante as noites em que a ciclofaixa for ativada. Segundo a CET, além da bicicleta, a melhor opção é a utilizar ônibus e metrô (linha 2-verde e linha 4-amarela) –os usuários poderão desembarcar nas estações Paulista, Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro.
De acordo com a CET, a ciclofaixa de lazer noturna não suspende o funcionamento regular das ciclofaixas das 7h às 16h, sempre aos domingos e nos feriados nacionais. A ciclofaixa da avenida Paulista possui 6,6 km de extensão e liga a rua da Consolação à rua Vergueiro, passando pela praça Osvaldo Cruz e avenida Bernardino de Campos, com ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos. Ao todo, serão 27,8 km de extensão.
FONTE MULTIMÍDIA DO IBIRAPUERA
Além da árvore de Natal, o público também pode conferir um espetáculo com Fonte Multimídia – com iluminação e projeção de filmes nas águas do lago. São duas apresentações por noite: às 20h30 e às 21h, com duração de 30 minutos cada, até o dia 6 de janeiro. O espetáculo é patrocinado por duas empresas. A entrada é grátis.
Neste ano, o show conta a história de uma garota de 7 anos que escreve ao Papai Noel pedindo, além dos presentes, um futuro melhor para todos, o que a leva a uma encenação pelos principais pontos turísticos de São Paulo, decorados para o Natal. As árvores no entorno do lago também receberam iluminação especial para a ocasião. Ao fundo, a trilha sonora terá “Happy XMas”, de John Lennon, e “Jingle Bells”, cantada por um coral infantil.
Uma faixa de rolamento na avenida Pedro Álvares Cabral (sentido Vila Mariana) foi desativada pela CET, entre os portões 9 e 10 do parque Ibirapuera, para que o público possa acompanhar a Fonte Multimídia.