Diante do cenário econômico atual, em que o Paraná lidera o ranking nacional do índice de endividamento, os curitibanos estão mais cautelosos na hora de utilizar o 13º salário. Em novembro, 87,4% das famílias paranaenses tinham algum tipo de dívida, de acordo com a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). Assim, a prioridade passou a ser quitar as contas ou investir este dinheiro.

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Pesquisa Mercadológica do Grupo Uninter, em novembro, aponta que 25,7% dos entrevistados pretender usar o 13.º salário para quitar as dívidas, enquanto 22,3% devem investir em poupanças e outros fundos de investimento. As pessoas estão mais cautelosas, uma vez que o cenário econômico atual não apresenta estabilidade e as dúvidas sobre a condução das políticas macroeconômicas colocam as empresas em estado de alerta. Os próximos quatro anos poderão exigir das empresas novos ajustes em suas estruturas de gastos (custos, despesas e investimentos), o que poderá resultar em novas demissões. Assim, qualquer gasto adicional ou supérfluo agora poderá fazer falta depois, ocasionando novas inadimplências, alerta Silvio Persona, especialista em finanças e professor do Centro Universitário Internacional Uninter.

O especialista ainda destaca que o momento é bom para a quitação de dívidas, pois muitas empresas credoras oferecem descontos para que seus devedores consigam liquidar as pendências. Para os que pretendem liquidar dívidas adimplentes e sair do pagamento de juros é relevante considerar que existe uma resolução do Banco Central que veda a cobrança de juros futuros e de tarifas em decorrência da liquidação antecipada dos contratos de concessão de crédito e de arrendamento mercantil. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor assegura a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos, explica o professor.

Já para aqueles que pretendem investir no mercado financeiro, o especialista ressalta que é importante considerar a existência de outras formas de aplicação, tais como Títulos do Governo Federal, Letras de Câmbio, Letras Imobiliárias e as novas Letras Hipotecárias Garantidas que, mesmo tributadas, oferecem maior rentabilidade que a popular caderneta de poupança.

Presentes e viagens

A pesquisa do Laboratório de Pesquisa Mercadológica do Grupo Uninter ainda destaca que as viagens ocupam 15% das intenções de gasto dos curitibanos, enquanto a compra de presentes, tradicional nesta época, é o objetivo de apenas 10,8% dos entrevistados quando o assunto é a utilização do 13º salário. Já a compra de veículos, móveis e eletros, que em anos anteriores movimentou a economia, não representa 5% das intenções de consumo.

 

Informações da pesquisa

A pesquisa do Laboratório de Pesquisa Mercadológica do Grupo Uninter foi realizada com mil entrevistados entre os dias 3 e 24 de novembro, em dez regiões de Curitiba. O levantamento de dados foi feito através de entrevistas telefônicas com maiores de 16 anos. De acordo com os procedimentos utilizados na realização da pesquisa, a amostra representativa de Curitiba atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 3,0 % para os resultados gerais.