Os escritórios do Sistema Nacional de Emprego (Sine) estão passando por um processo de modernização e, a partir de janeiro, todos os escritórios do Sine, incluindo Curitiba, emitirão a Carteira de Trabalho Digital. Entre outros benefícios para o cidadão, o documento será 100% gratuito, sem que se precise pagar nem pela fotografia.

Para que o sistema de informação seja migrado para o mais moderno, até 30 de dezembro a emissão de carteiras de trabalho estará suspensa.  

A partir de janeiro, as informações dos diversos bancos de dados do governo federal estarão integradas às do Ministério do Trabalho.

A nova Carteira de Trabalho vai conter todas as informações atualizadas do trabalhador, permitindo maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Além disso, com a validação nacional de dados feita em tempo real, a mudança também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal, explicou a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

O novo sistema da Carteira de Trabalho Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garantirá mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. Quem já tem o documento não precisa se deslocar até as agências do Sine para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo sistema digital.