As inscrições do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, poderão ser feitas entre 5 e 30 de janeiro de 2015. O edital, com todas as especificações está disponível em www.fecilcam.br/ppsed.

As inscrições deverão ser realizadas na secretaria do programa, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Outra opção é entregar os documentos via Correios/Sedex. No entanto, nesse caso, será considerada como data de entrega a data da postagem.

O programa agrega pesquisas que tematizam a formação humana e, desta forma, divide-se em duas linhas de pesquisa que buscam compreender a formação humana e as relações com os processos socioculturais e as instituições, assim como a formação humana e a relação com políticas públicas e a produção e ocupação do espaço. Para a turma 2015 serão ofertadas 10 vagas.

O programa é gratuito. As atividades se concentram, sobretudo, no primeiro ano do mestrado e, em geral, são ofertadas de forma concentrada na semana, explica O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Frank Antonio Mezzomo.

DOCUMENTAÇÃO – Os candidatos devem entregar na secretaria do programa a ficha de inscrição preenchida, o comprovante de pagamento de taxa de inscrição e o currículo Lattes atualizado e documentado com data a partir de janeiro de 2010. É necessária, ainda, a entrega da cópia autenticada do RG, CPF, histórico escolar de curso de graduação, do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação. Além disso, apresentar três cópias impressas do projeto de pesquisa com, no máximo, 12 páginas e seguindo o modelo do programa.

SELEÇÃO – O processo seletivo é composto de quatro etapas e começa com prova escrita, aplicada em 11 de fevereiro, e que tem caráter eliminatório. O resultado será divulgado em 20 de fevereiro. Depois, a partir de 24 de fevereiro, está prevista a divulgação do resultado da análise dos projetos de pesquisa. As etapas de entrevista sobre os projetos e análise do Currículo Lattes acontecerão entre 2 e 4 de março. Os candidatos aprovados farão o exame de proficiência em língua estrangeira em 12 de março.

Por se tratar de um programa interdisciplinar, o mestrado é voltado a diferentes áreas do conhecimento. Portanto, podem participar da seleção profissionais graduados em cursos como História, Geografia, Pedagogia, Letras, Matemática, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Turismo, Filosofia e Sociologia, entre outros.

Os aprovados ainda têm a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo. Desde a primeira edição, iniciada em 2014, o programa disponibiliza bolsas oriundas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação Araucária e da própria universidade.