Investir no desenvolvimento de colaboradores reflete significativamente em seus negócios. Com as constantes mudanças no mercado, as organizações identificaram que certas habilidades são específicas e que apenas o ensino superior não é suficiente para suprir determinadas competências.


Alinhamento
Exemplo disso é o Grupo Uninter, que criou neste ano a Universidade Corporativa com o intuito de preparar os colaboradores com novas técnicas e práticas de trabalhos ligadas às metas e resultados estratégicos da organização. A instituição já possuía o departamento de Educação Corporativa desde 2011 e, em 2014, o setor cresceu e passou a adotar este nome.


Formação continuada
Para a professora Edna Liz Prigol, coordenadora da Universidade Corporativa Uninter, o objetivo da instituição é subsidiar todos os colaboradores, inclusive gestores e diretores, com conhecimentos e ferramentas para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Investimos muito na formação continuada dos colaboradores, entre eles também os diretores e gestores, para que eles possam continuar desenvolvendo habilidades e competências de liderança, explica.


Conhecimento para o mercado
Por meio da Universidade Corporativa Uninter são oferecidos diversos cursos na modalidade presencial, semipresencial e a distância, como Tecnologia e Informática, Desenvolvimento Comportamental e Técnicas, Comunicação, Gestão Financeira e Processos Internos, além de organização de palestras, workshops, encontros e capacitações específicas, de acordo com as necessidades de cada área. Também será lançado, em breve, um site interno exclusivo aos colaboradores com artigos, vídeos de conteúdos para o autoestudo, podcasts e programa de entrevistas. O importante é preparar o profissional para as exigências específicas do mercado. Mesmo que futuramente ele não pertença mais ao nosso quadro de colaboradores, o conhecimento aqui adquirido fará dele um profissional diferenciado, preparado para trabalhar em qualquer empresa, avalia Edna.


Escola corporativa
Já a Previsul Seguradora passou por um processo em que 70% de suas ações foram adquiridas pelo Grupo Caixa Seguros em 2013. A Caixa Seguros tem uma cultura da aprendizagem muito enraizada e queremos transpor esse conceito para a Previsul e proporcionar aos nossos colaboradores um ambiente fértil de conhecimento e desenvolvimento, afirma Irene Gaspareto Pinheiro, gerente de RH da Previsul.


Cursos durante o expediente
O primeiro passo deste projeto aconteceu no segundo semestre de 2014, quando a Previsul Seguradora lançou sua escola corporativa. Em um projeto- piloto, a empresa decidiu disponibilizar a todos os colaboradores três opções de cursos online que podem ser realizados durante o expediente. A adesão foi de 85% e o feedback dos colaboradores tem sido muito positivo. Daniele Ribeiro Zen, analista administrativo da filial Curitiba, concluiu os três cursos ofertados e afirma que o aprendizado foi enorme. Além da contribuição profissional, levei os ensinamentos também para minha vida pessoal, explica Daniele.


Expansão
A ideia da seguradora é expandir as opções e ouvir os colaboradores, por meio de uma pesquisa interna, para adequar a oferta de cursos às necessidades reais das equipes. Os novos cursos ofertados levarão em conta o resultado da pesquisa de satisfação. Quando assina um contrato com a empresa, o funcionário quer muito mais que remuneração. Oferecer, neste ambiente, respaldo para desenvolvimento pessoal e profissional é nosso objetivo na Previsul, finaliza Irene.


Curtas

*  Pelo sexto ano consecutivo, a Bilanz Gestão Contábil e a JB-Jefferson Brückheimer Advocacia Empresarial, através dos sócios e diretores Gilmar Rissardi, Jefferson Brückheimer e Inaiá Queiroz Botelho, receberam na 4ª feira passada, 10/12, alguns clientes e amigos num jantar de confraternização no tradicional restaurante ítalo curitibano Ponte Vecchio, da Benjamin Constant, 331.

* Com o objetivo de diminuir o uso de antibióticos na produção animal, a empresa Inovavet apresenta produto inovador. O Orego Stim é obtido pelo processo de destilação do óleo de orégano, sendo eficiente contra todas as principais bactérias, sem causar resistência.
* A Link Monitoramento, com sede no Paraná, tem obtido sucesso em todo território nacional. Exemplo disso é a franquia de Fortaleza, que tem obtido índice elevado de recuperações.

* Uma boa sugestão para o Natal é o livro da especialista Sulamita Mendes, intitulado As Sutilezas e o Óbvio da Comunicação Corporativa (Editora Inverso).

* Esta é a última semana para aproveitar o espetáculo Árvore Encantada no Radisson Hotel, em frente à praça do Japão. As apresentações acontecem nos dias 17 e 19 de dezembro.


Frase
Sempre que fizer algo, mesmo que ninguém venha a saber, faça como se o mundo estivesse olhando para você.
(Thomas Jefferson)