A temporada nas praias do Paraná terá a largada oficial no dia 20 de dezembro, mas antes disso, bombeiros, salva-vidas e policiais já estarão com efetivo reforçado nas cidades litorâneas. Os 400 guardas-vidas bombeiros começam a fiscalizar as praias a partir de amanhã. A Polícia Militar também já começa os trabalhos, lançando a operação de reforço no policiamento na quinta-feira.
Durante a Operação Verão 2014/2015, o Corpo de Bombeiros terá 99 postos de guarda-vidas para atender os veranistas no período de fim de ano, férias e carnaval, nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. A presença dos guardas-vidas segue até o dia 22 de fevereiro de 2015.

No ano passado, os bombeiros realizaram 864 salvamentos e 57.455 advertências, além de entregar 27.254 pulseirinhas de identificação para as crianças. A temporada 2013/2014 terminou com seis afogamentos. Tivemos um número baixíssimo de afogamentos e das ocorrências de forma geral no litoral do Estado. Isso demonstra que todo o nosso planejamento prévio surtiu efeito e conseguimos cumprir nosso dever, atendendo bem a população, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior ao final da última operação.
Policiamento — A Operação Verão Paraná 2014/2015 contará com 2.895 militares estaduais (sendo 1929 policiais militares e 966 bombeiros) que atuarão nas costas Leste e Oeste, no Paraná. Além do capital humano, o Governo do Paraná está disponibilizando, por meio da corporação, dezenas de viaturas e motos, além de módulos móveis e os Caminhões de Comando e Controle (para monitoramento), entre outros equipamentos.
Isso tudo é para que a população litorânea e flutuante possa ser bem atendida nesta temporada, afinal quem não quer praia, sol e calor? No entanto, tem que ser com segurança pública e isso é por nossa conta, mas não esqueça também da sua responsabilidade, declara o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel César Vinícius Kogut, que estará no lançamento das atividades no litoral na quinta-feira, às 16 horas, na praia Central em Guaratuba.