O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ouvido pela Polícia Federal na condição de testemunha em um dos inquéritos complementares do mensalão. O depoimento foi prestado na terça-feira da semana passada, em Brasília. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-presidente. 

Desde fevereiro, a Polícia Federal tentava ouvir Lula no inquérito que investiga a suspeita de repasses ilegais da Portugal Telecom ao PT. Ele não é alvo da investigação em andamento. Como ex-presidente, o petista teve prerrogativa de negociar a data em que seria ouvido.

No dia 3 de dezembro, Lula recebeu a carta precatória assinada pelo delegado federal Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, chefe da área de repressão a crimes financeiros e desvios de recursos públicos em São Paulo, e se comprometeu a comparecer à sede da Polícia Federal em Brasília na última terça-feira.

Em setembro, antes das eleições, Lula disse que não tinha recebido convite para depor à PF, mas que estava tranquilo. Para ele, havia conotação política na divulgação do caso. Certamente, o objetivo de quem manda vocês fazerem a pergunta para mim é eleitoral. O que não é o comportamento da Polícia Federal, afirmou. Quando você quer fazer uma investigação séria, você não se preocupa com o período eleitoral, disse.