Não sabe o que dar de presente para sua esposa ou amiga? Compre uma ilha. Nem que seja para dizer que é sua. Não é necessário ser estrela de cinema, top model ou funcionário de companhia petrolífera, doleiro ou traficante. Dá para comprar uma ilha deserta em cinco regiões do planeta. Desde que tenha disponível algo em torno de 150 mil euros.

ALAGOAS
A primeira opção é uma ilha no rio São Francisco, em Alagoas. São 12 hectares ao preço de 146 mil dólares ou 117 mil euros. Faça as contas e o câmbio, é presente para sheiks. Ou czares. Mas a paisagem é perfeita, com coqueirais e árvores frutíferas. O preço inclui, além da ilha propriamente dita, uma casa. Pode ser investimento para longo prazo, já que o turismo vem sendo atrativo há anos em Alagoas e adjacências.

Se acha que o preço é muito alto, seja mais modesto em seus sonhos e fique contente com a menor ilha do arquipélago, com seus 6 hectares de área, custando 79.500 dólares ou 64 mil euros. O destino é Piaçabuçu.

CANADÁ
Se o clima frio do Canadá é um atrativo para você, está à venda uma ilha onde só existem árvores, perto de Nova Scotia. Custa 54.777 euros e fica na baia de Port Félix, distante 30 km da cidade mais próxima. A ilha David tem 20.500 metros quadrados. Tudo é deserto, com apenas uma cabana. Nem tem fossa cética. Ambiente ideal para quem quer se desligar do mundo.

Também no Canadá, ao preço de 99.897 dólares ou 80.200 euros, a ilha Jenny – ou Little Island – tem 8 mil metros quadrados. Antiga vila de pescadores durante o século XIX, hoje está deserta. Mas guarda instalações da época, abandonadas.

ESTADOS UNIDOS
Outra opção é a Ilha Chandler, uma das maiores do estado do Maine, nos USA. Fica na Woha Bay, distante cinquenta quilômetros do parque nacional de Acadia. Na maré alta o território não passa de 2 mil metros quadrados. Perto da costa, é possível alcança-la a pé, quando a maré está baixa. O preço foi fixado em 39.999 dólares ou 32 mil euros.

NORUEGA
Quem preferir atravessar os oceanos, pode chegar até a quaseilha na Noruega e ser seu proprietário, pagando 85 mil euros. Ela é atravessada pela Rota Atlântica, de 8.3 quilômetros, que liga as ilhas do arquipélago noruegueses entre elas. Fica próxima da cidade de Molda e tem 5 hectares.