A Pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM), divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra o número de animais que integraram o levantamento, como um todo, ficou estável em 2013. O destaque, em termos de variação, foi o de codornas, que subiu 10,6% em relação ao ano anterior, somando, em dezembro do ano passado, 18,172 milhões de unidades, com o estado de São Paulo respondendo por 54,1% do total.

Vem subindo a produção de codornas e de ovos, destacou à Agência Brasil um dos pesquisadores do órgão, o engenheiro agrônomo Octavio Oliveira. O aumento da procura pelo produto explicaria, segundo ele, a expansão apurada. Geralmente, está associada ao aumento da produção de ovos de codorna. Oliveira avaliou que  a procura tem crescido a partir da disponibilidade de ovos de codorna em conserva nas grandes metrópoles. É um produto que não se via no mercado. Eu acho que também contribui um pouco para esse aumento. A produção de ovos de codorna aumentou 20,2% de 2012 para 2013, mostra a pesquisa.

O rebanho de bovinos permaneceu estável em 2013, em comparação ao ano anterior, com expansão de apenas 0,2%. O número chegou a 211,764 milhões de cabeças, com maior participação das regiões Centro-Oeste (33,6%) e Norte (21,1%). Oliveira lembrou que um dos fatores que parecem ter influenciado a estabilidade do rebanho bovino em 2013 é a retenção recente de matrizes após o abate.

Em relação aos suínos, foi verificada queda de 5,3%. O [número] suíno flutua muito de acordo com a disponibilidade de mercado e a produção dele é mais ou menos programada, disse Octavio Oliveira. Em 2013, foram registrados 36,744 milhões de cabeças. Segundo a classificação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil ocupa a quarta posição mundial em número de animais, atrás da China, União Europeia e dos Estados Unidos. A Região Sul concentra a criação, com participação de 48,8%.  

A PPM serve, internamente, para fornecer indicadores ao próprio IBGE no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, quanto à estrutura da produção agropecuária. Ela é a principal fonte de informação anual da pecuária com relação a esses efetivos e produções e, em nível de municípios, é a única pesquisa que há, fora o Censo Agropecuário, que sai a cada dez anos. Oliveira acrescentou que os dados compõem as estatísticas oficiais do Brasil sobre a pecuária apresentadas na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Ela serve para nortear investimentos e o acompanhamento dos rebanhos para montar frigoríficos, laticínios. Acompanhando a pesquisa, você pode ver para onde está se movendo a produção, se está tendo alguma operação de ampliação espacial ou alguma concentração. E isso pode servir para aqueles que pretendem investir na produção, montar uma unidade fabril. Na verdade, é uma pesquisa que tem essa capacidade de dar informações para a tomada de decisões, tanto no setor público quanto privado, observou o pesquisador.

A pesquisa do IBGE revela que Minas Gerais foi responsável por 27,2% da produção nacional de leite, de 34,255 bilhões de litros, em 2013. O valor da produção nacional alcançou R$ 32,418 bilhões, com aumento de 21% em relação a 2012. As regiões Sudeste e Sul tiveram as maiores participações no valor produzido, com 35,1% e 34,4%, respectivamente.

Em relação aos galináceos, o total foi 1,249 bilhão de cabeças, com aumento de 0,3% em comparação a 2012. O principal estado produtor foi o Paraná, com 22,1% de participação. A produção de ovos de galinha atingiu, no ano passado – 3,619 bilhões de dúzias. A PPM mostra que houve crescimento de 4,2% no número produzido e de 11,2% no valor da produção gerada.

O número de equinos teve queda de 1% em relação ao registrado em 2012, totalizando 5,312 milhões de cabeças, no ano passado. Minas Gerais liderou o ranking nacional em número de animais, com 14,3% de participação. O total de ovinos cresceu 3% sobre 2012, alcançando 17,291 milhões de cabeças. Desse total, 56,5% foram encontrados na Região Nordeste. O rebanho de caprinos evoluiu 1,5%, somando 8,779 milhões de animais. A Bahia concentrou o maior percentual (28%).

A PPM revela ainda que a produção de mel subiu 4,2% no Brasil no ano passado, enquanto o valor da produção teve alta de 9,5%. A distribuição regional mostra que o Sul brasileiro concentrou 50,2% da produção. A produção de casulos do bicho-da-seda, em contrapartida, recuou 0,8%, em 2013, enquanto o valor da produção teve expansão de 18,2%, devido ao aumento de 19,2% do preço médio pago ao produtor.