A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná vai lançar uma campanha para incentivar o uso da bicicleta no Litoral do Paraná, durante a Operação Verão 2015. A coluna Conteúdo Sustentável traz – com exclusividade – um dos cases desta ação. O objetivo é reduzir o trânsito nos balneários – especialmente em períodos de pico como o Ano Novo e o Carnaval, promover uma ação que traz benefícios para a saúde e estimular o uso deste meio de transporte sustentável e que contribui para a qualidade do ar.

Cicloturismo
O Governo também irá oferecer aos moradores e veranistas opções de rotas para a prática do cicloturismo no Litoral do Paraná. A ação será coordenada pela SEMA, em parceria com a Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os ciclistas poderão pedalar em rotas nos municípios de Matinhos e Guaratuba –que concluíram recentemente a construção de ciclovias com o apoio do governo estadual– e também em Pontal do Paraná. “As rotas de cicloturismo irão priorizar a visitação a áreas naturais, praias e áreas rurais do Litoral”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Caetano de Paula Junior.

Mel na Mata
A renomada chef Manu Buffara concebeu oito pratos, especialmente, para um jantar de incentivo aos produtores da Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba (Acriapa), projeto apoiado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS.

Intitulado “Mel na Mata” o jantar contou com oito pratos entre snacks, entradas, principais e sobremesa, todos destacando o sabor do mel. A ideia foi mostrar diferentes facetas das abelhas nativas do Paraná, como a mandaçaia, jataí, tubuna, uruçu amarela e mirim. Cada tipo de mel provoca uma sensação específica ao paladar. O projeto Mel na Mata foi criado por Manu em 2013, pra ajudar os produtores a ter mais visibilidade e acesso a autoridades e empresários que possam contribuir para a manutenção e ampliação do trabalho deles.

Acriapa
A Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba (ACRIAPA) foi criada em dezembro de 2007. Fundada por 22 meliponicultores, tem como característica inovadora a criação exclusiva de abelhas nativas sem ferrão. Recentemente, receberam a certificação do SIP (Serviço de Inspeção do Paraná)/POA (Produtos de Origem Animal) para comercializar o mel de Jataí (Tetragonisca angustula).

Mico Leão Voador
Foi exibido ontem, em Curitiba, o documentário “Mico Leão Voador em Ação no Velho Chico”, de autoria do ambientalista Ernesto Galiotto. No seu avião Mico-Leão Voador, Ernesto rodou por cerca de três mil quilômetros pelo Rio São Francisco, passando por sete estados, da foz a nascente e resultando em 39 mil imagens aéreas, diversas terrestres e mais de 62 horas de filmagens, além de depoimentos registrados por um dos colaboradores do documentário, o cineasta Milton Alencar Jr. As belezas naturais; o desaparecimento de peixes, devido a construção de hidrelétricas e as cem toneladas de frutas exportadas por semana para a Europa misturam pontos positivos e negativos do Velho Chico. Mais informações no site http://www.egaliotto.com.br/2009/index.php

Logística reversa é realidade no Paraná
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) assinaram um termo de compromisso para a implantação de planos de logística reversa. Eles serão implementados através dos sindicatos dos setores de Alimentos de Origem Vegetal; Construção Civil, Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná; Madeira e Móveis; Metalmecânico; Minerais Não Metálicos, e Reparação de Veículos. A ação é inédita no Paraná e permitirá o recolhimento de resíduos como estopa, óleo lubrificante usado, baterias de automóveis, embalagens de pão, madeira, ferro, tijolos, metais, sucata, restos de borracha, postes inutilizados, artefatos de concreto, cabos e entre outros.

NASA cria mapa interativo que mostra florestas no mundo inteiro
O satélite Suomi NPP, administrado pela NASA, possibilitou a criação de um mapa interativo que mostra os detalhes de toda a vegetação do mundo. A ferramenta está disponível on-line e é atualizada semanalmente, mostrando áreas desmatadas e ajudando a prever condições climáticas. Os cientistas acreditam que o estudo da vegetação no planeta seja útil para promover melhores práticas para o uso da terra. As análises pixel por pixel mudam a casa semana, permitindo um aviso prévio para surtos de seca, incêndios, umidade relativa do ar, desmatamento, entre outras coisas.

Ceres Battistelli, é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.