O Porto de Paranaguá receberá cruzeiros de cabotagem – apenas entre portos brasileiros – a partir do início de 2015. Já estão programadas duas escalas no porto, o que coloca o Paraná na rota deste tipo de cruzeiro.

Os preparativos para receber os navios de passageiros foram discutidos esta semana em reunião entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Paraná Turismo, Fundação Municipal de Turismo e empresas de transporte e segurança que farão o receptivo dos passageiros.

Estão confirmados os atracamentos dos navios MV Sovereign, com capacidade para 2.733 passageiros, que fará duas escalas, uma em 2 de janeiro e outra em 3 de março, e o MV Zenith, para 1.828 pessoas, que chegará em 5 de fevereiro, ambos da Cia Maritima Pullmantur. Os navios virão de Copacabana e de Búzios, no Rio de Janeiro, com destino a Santos (SP).

A presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, lembrou que desde 2.011, quando foi realizada em Paranaguá uma reunião do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico Nacional, o Governo do Paraná promoveu uma série ações, entre elas a elaboração de projeto para incluir o Estado nestas paradas que agora se concretizam.

Segundo ela “a inserção de Paranaguá na rota dos cruzeiros ajuda a movimentar a atividade turística não só no Litoral, mas em várias cidades paranaenses”.

Ao atracar em Paranaguá, os turistas poderão visitar as principais atrações da cidade, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Santuário Nossa Senhora do Rocio, o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, o Mercado Municipal do Café e o Aquário Marinho. Outras locais de destaque são o Palácio Mathias Böhn, Palácio Visconde de Nácar, Ilha dos Valadares, Ilha da Cotinga, Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e Ilha do Mel.