Um escritório de projetos estratégicos de Foz do Iguaçu (PR) ampliou a capacidade do destino na captação de recursos e atração de investimentos. A experiência do Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (Profoz) foi tão bem sucedida como exemplo de gestão que foi selecionada para compor a publicação Boas Práticas no Turismo, lançada na terça-feira (16), em Brasília (DF), pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

A implantação de um núcleo composto por várias instituições profissionalizou o processo de planejamento, elaboração de projetos e monitoramento de ações voltadas ao turismo, bem como qualificou a captação de recursos para o Destino Iguassu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Desde julho de 2011, foram já foram pleiteados mais de 80 milhões de reais junto a financiadores nacionais e internacionais. E cerca de R$ 2,5 milhões foram efetivamente captados nos últimos 2 anos, explica o coordenador do Profoz, Nuno Maia Areia. Os parceiros no projeto são: Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, desde o início do funcionamento do núcleo Profoz, a cidade vem colhendo resultados importantes para a competitividade em turismo. Entre eles, está a elaboração de propostas para captação de recursos junto a órgãos públicos e privados, a criação e execução de eventos de promoção – como o Café com Turismo e o Repensar a Cidade –, e a estruturação de projetos de engenharia para obras de interesse turístico.

Comprometido com o desenvolvimento social do destino, o Profoz também promove o compartilhamento de seus conhecimentos e de sua experiência na elaboração de projetos e captação de recursos por meio da promoção de workshops, palestras, treinamentos, minicursos e debates. Já foram mais de 15 eventos promovidos pela equipe do escritório, em parceria com entidades locais, que beneficiaram mais de 50 entidades do terceiro setor e seus profissionais.

PESQUISA – O Profoz foi identificado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas, que, a pedido do Ministério do Turimso, analisaram a evolução de 65 destinos turísticos considerados indutores do desenvolvimento regional no Brasil. O trabalho de campo foi realizado entre março e junho deste ano, na coleta de informações para o Índice de Competitividade do Turismo Nacional. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas. Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional.

A expectativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas é que gestores de instâncias públicas e privadas, envolvidos com o turismo, sejam instigados incrementar ações já existentes ou mesmo criar novos projetos e arranjos locais, com foco na diferenciação de produtos e serviços turísticos.