SÃO PAULO, SP – Mesmo com todo o favoritismo e diante de um time amador da Nova Zelândia, o San Lorenzo, da Argentina, precisou da prorrogação para vencer o Auckland por 2 a 1 na tarde desta quarta-feira (17), em Marrakech, no Marrocos, pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa.
Com o resultado, o atual campeão da Libertadores avançou pela primeira vez na sua história à final do torneio. A decisão será disputada contra o Real Madrid, no próximo sábado (20), às 17h30 (de Brasília), também em Marrakech.
A última vez que um time argentino havia disputado a final da competição foi em 2009, quando o Estudiantes foi derrotado pelo também espanhol Barcelona.
Os gols da inédita classificação argentina foram dos atacantes Barrientos e Matos, que entrou na etapa final e fez o gol da vitória logo aos 2min do tempo extra. Berlanga descontou para a equipe neozelandesa, considerada a zebra da competição.
Apesar do favoritismo antes da partida, o San Lorenzo, fragilizado em relação ao time que venceu a Libertadores, não conseguiu se impor em campo e viu o Auckland trocar passes no seu campo de ataque em boa parte do confronto.
Mas, em geral, o jogo foi bastante lento, truncado, e com amplo domínio dos sistemas defensivos das duas equipes. Com isso, os goleiros pouco trabalharam, principalmente, no primeiro tempo.
Mesmo assim, o time argentino conseguiu ir para os vestiários com a vantagem no placar. Já aos 46min, após uma descida ao ataque em velocidade pela esquerda, Emanuel Más cruzou rasteiro para Barrientos, que ajeitou a bola e chutou no canto esquerdo para fazer 1 a 0.
Na etapa final, o San Lorenzo recuou demais e permitiu ao Auckland ter mais posse de bola e presença ofensiva. E, mesmo com as mesmas deficiências técnicas e dificuldades de superar a marcação argentina dos primeiros 45 minutos, a equipe da Oceania chegou ao empate.
Aos 21min, após belo passe em profundidade nas costas da defesa adversária, De Vries dividiu o lance com o goleiro Torrico e a bola sobrou para Berlanga, quase sem ângulo, chutar cruzado e empatar o jogo.
Depois da igualdade dos neozelandeses, a partida ficou mais aberta, com mais espaços em campo. E assim as chances foram criadas. Aos 30min, Cauteruccio, em belo lance individual, acertou a trave do Auckland. Já Tade, após rápido contra-ataque, chutou para fora a melhor oportunidade antes do apito final.
E, após muita pressão no segundo tempo, o San Lorenzo conseguiu decretar a vitória logo aos 2min da prorrogação. Após lançamento para a grande área do Auckland, a bola sobrou para Matos, que chutou de bate-pronto e fez 2 a 1 para o time argentino.