SÃO PAULO, SP – A União Europeia ampliou suas sanções econômicas à Rússia nesta quinta-feira (18), banindo investimento na Crimeia e proibindo que navios europeus atraquem na península.
Os países europeus também suspenderam a ajuda para a exploração de gás e petróleo no Mar Negro. As novas medidas entram em vigor no sábado (20).
As sanções econômicas dos EUA e da Europa contra a Rússia agravam a crise da economia russa, também afetada pela variação do rublo e pela queda no preço do petróleo.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta que as sanções têm de 25% a 30% de responsabilidade sobre a crise.
A Ucrânia, os EUA e a Europa não reconhecem a anexação da Crimeia pela Rússia feita em março, após a queda do presidente ucraniano pró-Rússia Viktor Yanukovich.
O território da Crimeia, onde a população é majoritariamente de etnia russa, é rico em petróleo e gás.
A UE já havia banido a importação de bens da Crimeia, os investimentos em petróleo e gás, e novos investimentos em projetos de infraestrutura de transportes, telecomunicações e energia.
PROIBIÇÕES
Europeus e as empresas sediadas na UE estão impedidas de comprar imóveis ou empresas na Crimeia. Também não podem financiar empresas na península.
Da mesma forma, não podem exportar bens e tecnologia usada para exploração de petróleo, gás e minerais ou para transportes, telecomunicações e energia.
As empresas europeias também estão proibidas de oferecer serviços de assistência técnica, construção ou engenharia relacionados à infraestrutura nos mesmos setores.
Os serviços de turismo na Crimeia também foram afetados.