ÉDER FANTONI, ENVIADO ESPECIAL
PIPELINE (HAVAÍ), EUA – A organização da última etapa do Mundial de surfe, que acontece na praia de Pipeline, no Havaí, adiou mais uma vez o reinício da competição, nesta quinta-feira (18), mas vai aguardar até as 11h30 local (19h30 de Brasília) para avaliar as condições do mar e checar se haverá condições de recomeçar o campeonato.
Segundo a organização, boas ondas devem chegar a Pipeline entre o começo e o fim da tarde desta quinta. Pela manhã, o mar estava muito calmo. Com o tempo muito nublado, chegou a chover no local.
Até aqui, a competição foi realizada apenas nos dias 9, 12 e 13 (último sábado), quando foi paralisada devido a fúria do mar. Desde então, apenas ondas pequenas chegaram a Pipeline.
Agora, boias instaladas no mar indicam boas ondas em Pipeline a partir desta quinta. Esses equipamentos conseguem medir o tamanho e o período da ondulação entre 24 e 72 horas antes da chegada à praia.
Se não recomeçar nesta quinta, a organização será forçada a reiniciar o campeonato na sexta-feira (19), pois o prazo final para a realização da prova é sábado (20), e a etapa consome dois dias.
Até agora, foram realizadas apenas duas fases em Pipeline. Na terceira, o paulista Gabriel Medina, 20, vai encarar o havaiano Dusty Payne, 25, e pode até ser campeão se a competição realmente acontecer, mas precisa torcer por derrotas do australiano Mick Fanning, 33, e do americano Kelly Slater, 42.
Se avançar, o paulista elimina Slater e terá só Fanning na briga pelo título, isso se o australiano passar pela terceira rodada.