FELIPE BACHTOLD
PORTO ALEGRE, RS – A Assembleia do Rio Grande do Sul aprovou nesta quinta-feira (18) aumentos de até 64% nos salários do governador, do vice, dos secretários de Estado e dos deputados estaduais.
A decisão ocorre um dia após o Congresso conceder aumento nos pagamentos da cúpula do Judiciário, Executivo e Legislativo, que servem como base para os salários nas esferas estaduais.
O reajuste mais expressivo no Rio Grande do Sul vai ser dado aos secretários estaduais e ao vice-governador, que terão os salários aumentados em 64,2%. A remuneração deles passará para R$ 18.992.
O projeto também beneficia o governador eleito José Ivo Sartori (PMDB). O salário dele e dos deputados estaduais será de R$ 25.322 no ano que vem. Para o cargo de governador, o reajuste foi de 46%. Para os deputados, o percentual foi de 26,3%.
A proposta teve 36 votos favoráveis e nenhum contrário e contou com o apoio da bancada peemedebista, do governador eleito. Os salários para esses cargos no Executivo estavam congelados nos últimos anos por decisão do atual governo, de Tarso Genro (PT).
Tarso criticou os aumentos. Ele disse na quarta-feira que, em seu governo, priorizou reajustes ao funcionalismo e não ao primeiro escalão do Estado. Deputados do PT, porém, também votaram a favor dos reajustes.
Há três semanas, a Assembleia gaúcha já havia aprovado um novo modelo de aposentadoria para os deputados estaduais que, na prática, aumenta o valor dos benefícios. A aprovação dessas propostas ocorre em um momento de dificuldade nas finanças do Estado.
Sartori anunciou que vai reduzir o número de secretarias de 27 para 19 como forma de diminuir gastos e enxugar o quadro.