Um homem de 44 anos é apontado pela Polícia Civil como o responsável por um esquema que enganou quase quatro mil pessoas no estado do Amapá entre julho de 2013 e dezembro de 2014. Somando os golpes aplicados, o homem já teria faturado cerca de R$ 750 mil. Mas há um detalhe: o suspeito está preso desde 2007 no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Segundo informações do portal G1, o detento ligava para as vítimas se apresentando como Lima e dizia estar recrutando militantes para trabalhar em uma campanha eleitoral, com a promessa de emprego garantido no governo do Amapá após as eleições. Pelos contratos administratios do trabalho, as pessoas pagavam R$ 250, mas tinham a promessa de que o valor seria r essarcido em no máximo um mês, segundo declarou uma vítima.

De acordo com a polícia, o suspeito prometia empregos em órgãos como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado da Administração (Sead) e Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).Ele está preso há sete anos por estelionato e teria aplicado oito golpes semelhantes em outras ocasiões. As 3,7 mil vítimas deles são de cidades como Macapá, Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

“Uma casa chegou a ser construída só com o dinheiro dos golpes. Muita gente chegou a se endividar e ser acusada como autora dos golpes pelas outras pessoas que foram enganadas. É realmente difícil de acreditar, mas este Lima conseguiu gerenciar todo o esquema praticamente sozinho, mesmo sem as vítimas o conhecerem pessoalmente. Em todo o esquema, ele disse fazer parte da equipe de campanha de um candidato, mas nas investigações constatamos que tudo isso era mentira”, afirmou o o delegado do Núcleo de Operações e Inteligência (NOI) Leandro Totino em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje.