FERNANDA PEREIRA NEVES
SÃO PAULO, SP – Uma nova cracolândia tem preocupado os moradores de uma das regiões mais nobres da capital paulista. Segundo relatos, nos últimos meses, usuários de drogas passaram a se concentrar na praça Marechal Cordeiro de Farias, que fica no encontro de avenidas importantes como a Paulista, Angélica, Dr. Arnaldo, no centro de São Paulo.
“Infelizmente é uma área em degradação, principalmente nos últimos seis meses. Já existia uma preocupação com a parte de baixo [no túnel] por conta da iluminação, e nós falamos com a polícia, secretaria e houve uma melhora. Agora voltamos a ter pessoas preocupadas em circular, casos de ameaças”, diz Antonio Carlos Franchini Ribeiro, presidente da Associação Paulista Viva.
A constante presença dos usuários e a ação de traficantes de drogas foi mostrada pelo jornal “Bom Dia Brasil”, da TV Globo.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) realizou, na tarde desta quinta (19), uma operação para identificar e prender traficantes que atuam na área da praça.
Também na tarde desta quinta, a Polícia Civil prendeu um homem de 44 anos apontado como um dos responsáveis pelo comando do tráfico de drogas na região. Osmar Aparecido Luiz Filho, conhecido como “Pirata”, foi detido em um EcoSport branco, na rua Herculano de Freitas, região da Bela Vista, após meses de investigação.
“Ele começou na pequeno na quadrilha, mas ganhou importância e hoje era uma pessoa de grande influência no tráfico da região central, incluindo a Luz, o Bixiga, a Bela Vista e da avenida Paulista”, afirmou o delegado Reinaldo Vicente Castello, titular do 3º DP (Santa Ifigênia).
Segundo a polícia, Luiz Filho havia sido condenado a 32 anos de prisão por crimes como roubo, tráfico de drogas, porte de arma e homicídio, mas fugiu da penitenciária de Guarulhos, na Grande São Paulo, em fevereiro de 2011, e estava foragido desde então. A reportagem não conseguiu contato com a advogado dele.
O delegado afirmou que a prisão desta quinta faz parte da operação Selva de Pedras, deflagrada em agosto, após meses de investigação. Desde então, cerca de dez pessoas já foram presas. “Com certeza foi um golpe para a organização. Ele não tinha ação direta com a droga, mas atuava na coordenação e nas finanças do tráfico”, afirmou Castello.
BALANÇO
A secretaria afirmou, em nota, que prendeu 132 traficantes e apreendeu 42 menores infratores envolvidos com o tráfico na região desde o início do ano. Já a Polícia Militar apreendeu mais de 167 kg de drogas e prendeu 255 pessoas nos 10 primeiros meses do ano.
A PM também reforçou o policiamento na região. “Por se tratar de um problema de saúde pública, a Polícia Militar também dá suporte aos agentes sociais e de saúde que fazem o atendimento aos usuários de drogas”, destacou a secretaria.