O mercado formal de emprego voltou a crescer em novembro, depois de registrar queda no mês de outubro. No Paraná foram criados 4,8 mil novos postos em novembro, contra a redução verificada em outubro de 0,01%. No Brasil, o resultado de novembro ficou positivo em 8.381 vagas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O crescimento é considerado modesto, mas indica que houve uma situação atípica no mês anterior. A retomada na abertura de vagas foi puxada pelo comércio e pelo Sul do País e pode indicar um volume de desligamentos para dezembro menor que o tradicionalmente registrado.

O anúncio do Caged de novembro foi feito ontem, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, em Florianópolis, capital do terceiro estado com o melhor desempenho de geração de novas vagas no País.
Em Novembro, o Rio de Janeiro teve a melhor geração de vagas por estados, com 14 mil novos postos, seguido por Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São Paulo teve o pior desempenho, com 18 mil vagas a menos puxadas especialmente pela indústria da transformação.

Em geral, segundo o ministro, o mês de novembro apresenta um saldo menor que o verificado em outubro. O total de admissões no mês de novembro atingiu 1.613.006 e o de desligamentos alcançou 1.604.625. No acumulado do ano, o emprego cresceu 2,31%, representando o acréscimo de 938.043 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 430.463 postos de trabalho, correspondendo à elevação de 1,05%.

Sul — Em termos geográficos, o Sul do País apresentou o melhor desempenho, com 24,2 mil novos postos de trabalho. O impulso também veio do Comércio, com 20,2 mil novas vagas. O destaque do mês foi o Rio Grande do Sul, com 10,9 mil novos empregos, seguido de Santa Catarina, com 8.4 mil novos postos e do Paraná com 4,8 mil novos postos.