Faltando pouco mais de 10 dias para o fim do ano, uma coisa é certa: 2014 ficará na história como um dos anos mais quentes da história no Paraná. O monitoramento das temperaturas médias nas estações meteorológicas automáticas do Instituto Tecnológico Simepar  atualizadas até novembro deste ano indicou esta tendência.  A maioria das estações do Simepar começou a transmitir dados em 1997. Curitiba, por exemplo, chegou a marcar 35,5ºC em fevereiro. Ontem, o Simepar divulgou a previsão para o verão, que começa no domingo, às 20h03.
E pela previsão, a próxima estação promete ser tão ou até mais quente. Também são esperados grandes volumes de chuva para os próximos meses. Na próxima estação, a ocorrência de chuvas deve permanecer na média para o verão tanto no Paraná quanto no Brasil. Devem ocorrer grandes variações de tempo e espaço entre as regiões do Estado. No Litoral e na Serra do Mar, a média pode atingir até 1.000 mm. A média fica entre 400 mm e 700 mm nas outras regiões.

Calor — Em todas as regiões do Estado, o ano iniciou com janeiro e fevereiro superando todos os registros do histórico de calor. Até Curitiba teve recordes de temperaturas máximas. A partir de julho as temperaturas deste ano voltaram a aumentar e os destaques para os meses de agosto, setembro e outubro ficaram para as regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Sul que apresentaram crescimento bem acentuado nos valores médios de temperaturas, com máximas sempre acima dos 30ºC..
Já em novembro a tendência de crescimento acentuado das temperaturas em relação à média não se confirmou, ou melhor, todas as regiões apresentaram aumentos muito próximos da média.