A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove hoje, às 19 horas, no Teatro da Reitoria, em Curitiba, sessão pública e solene do Conselho Universitário para comemorar seus 102 anos. Comandada pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e pelo vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, a cerimônia terá vários atos oficiais importantes. Ex-reitores da UFPR participarão da solenidade, além de autoridades municipais e estaduais.
Um dos pontos altos da sessão solene será a entrega do Mérito UFPR — homenagem a docentes, técnicos-administrativos, colaboradores e discentes que contribuem para elevar o nome da Universidade Federal do Paraná e assegurar seu compromisso com o desenvolvimento da sociedade paranaense no ensino, pesquisa e extensão.
Haverá também a apresentação de vídeo apresentando uma retrospectiva das ações principais desenvolvidas pela Universidade em 2014. A sessão solene é o penúltimo evento da semana em comemoração pelos 102 anos da UFPR. Amanhã, as comemorações se encerram com a apresentação do Madrigal da UFPR, às 20h30, também no Teatro da Reitoria.
As atividades e comemoração dos 102 anos da Federal começaram ainda no domingo passado, quando aconteceu a caminhada e pedalada na região do prédio histórico da Santos Andrade. A UFPR é considerada a primeira universidade brasileira a ser implantada, ainda no início do século passado.