A taxa de desemprego no Brasil em novembro ficou em 4,8%, aumento em relação ao mês anterior (4,7%) e na comparação com o mesmo período do ano passado (4,6%). Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (19) e fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego). A PME é baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). 

Em novembro de 2013, a taxa de desemprego foi de 4,6%, a menor desde o início da série, em 2002. Em outubro deste ano, a taxa registrada foi de 4,7%, a menor para o mês desde quando a série começou. Segundo pesquisa da Reuters baseada em 20 projeções e divulgada nesta semana, a previsão era de nova queda na taxa de desemprego no mês, chegando a 4,4%.

O IBGE deve parar de realizar a PME em 2015. A pesquisa tem uma abrangência restrita e vai ser substituída pela Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que é trimestral e leva em conta dados de 211.344 domicílios
particulares permanentes distribuídos em cerca de 3.500 municípios. Na última Pnad Contínua divulgada, com dados do 3º trimestre de 2014, a taxa de desemprego registrada foi de 6,8%.