O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) liberou o tráfego de veículos na PR-483, onde havia um desvio no km 6, para a construção da nova trincheira de Francisco Beltrão. A pista foi desviada em fevereiro para escavação no local onde está sendo construída a trincheira que dá acesso à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no bairro São Miguel.

Agora a obra entra em fase final e a previsão de entrega é no primeiro bimestre de 2015, após a pavimentação dos acessos sob o viaduto. O investimento no acesso é de R$ 3,9 milhões e vai beneficiar diretamente mais de 80 mil pessoas. Quando pronta, a travessia vai atender também os bairros Novo Mundo, São Francisco e Sadia.

A trincheira vai aproximar bairros mais distantes do centro de Francisco Beltrão, além de trazer mais segurança para quem passa no local. Esse era um ponto com uma grande descida onde ocorriam muitos acidentes. A passagem pelo local vai ser facilitada, além de trazer um grande impacto social, destaca o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.

A obra do Governo do Estado é uma antiga reivindicação da região, pois dá acesso ao campus da UTFPR, pela estrada Pará Santa Barbara, que cruza a PR-483. O acesso tem constante passagem de veículos e pedestres. O viaduto vai diminuir o número de acidentes, contribuindo com a segurança de moradores e motoristas, disse o diretor.