ANDRÉ MONTEIRO
SÃO PAULO, SP – Novo estudo da Prefeitura de São Paulo divulgado nesta sexta-feira (19) aponta que o índice de congestionamento piorou neste ano, ao mesmo tempo em que a velocidade dos ônibus que circulam pelas faixas exclusivas melhorou.
Até novembro, a média de lentidão do trânsito registrada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) chegou a 146 km, aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2013.
Outro levantamento, que comparou a velocidade média dos ônibus antes e depois da implantação das faixas apontou melhora de 68% –de 12,2 km/h para 20,5 km/h.
Apesar do avanço, o valor ainda está abaixo do objetivo da gestão Fernando Haddad (PT) de atingir o patamar de 25 km/h.
A pesquisa inclui 66 km de faixas implantadas neste ano, até outubro. Desde o início da gestão foram pintados 369 km.
Segundo a prefeitura, os ganhos nas pistas exclusivas de 2014 resultaram em economia média de 41 minutos por dia para os usuários do transporte coletivo.
No ano passado, estudo feito com os primeiros 291 km de faixas apontou melhora de 45% na velocidade (de 14,2 km/h para 20,6 km/h) e economia média de 38 minutos por dia para os passageiros.
Esses dados foram processados novamente agora e houve ligeira alteração nos resultados: ganho de 42% na velocidade (de 14,3 km/h para 20,3 km/h) e economia de 36 minutos.
A prefeitura não divulgou a velocidade geral do sistema de ônibus, que em 2013 ficou em 16 km/h, avanço de apenas 1 km/h em relação ao ano anterior.
Questionado, o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, disse que o dado está sendo apurado e será divulgado no ano que vem.
TRÂNSITO
Para Tatto, não há relação entre a implantação de faixas e a piora do trânsito. Ao contrário, ele afirma que a medida explica a tendência de queda no ritmo de crescimento da lentidão.
De 2011 para 2012 o trânsito da capital piorou 15%, e, de 2012 para 2013, 8%.
“A lentidão está subindo de forma não tão acentuada, não tão grave. Todas as pesquisas mostram que a avaliação do motorista é de que o trânsito não piorou, a sensação é de que houve uma melhora. Então toda essa grita em torno das faixas não é verdade”, disse.
O secretário afirma que a faixa exclusiva reduz o conflito entre os ônibus e os carros, o que organiza o fluxo. Ele diz que se a tendência se mantiver no mesmo padrão, os índices de lentidão do trânsito vão parar de crescer.
FISCALIZAÇÃO
O secretário disse que cerca de 1.200 agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) já foram treinados para atuar na fiscalização do trânsito de São Paulo.
O trabalho nas ruas deve começar entre janeiro e fevereiro. Eles vão fiscalizar o respeito de espaços exclusivos, como as faixas e ciclovias, e poderão autuar motoristas por outras infrações também.
Os guardas vão reforçar o contingente de cerca de 2.000 marronzinhos da CET e 700 fiscais da SPTrans (empresa municipal que gerencia o transporte).