O governador Beto Richa acaba de anunciar os nomes da sua equipe de gestão para o próximo governo, que começa em 2015. Entre as mudanças na atual equipe está o nome de Luiz Fernando Leone Vianna, que vai comandar a Copel, uma das principais empresas ligadas ao governo. Leone Vianna substitui Lindolfo Zimmer.

Leone Vianna é atualmente o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine). A Apine congrega cerca de 60 associados, que representam a experiência de mais de 360 mil MW de capacidade instalada no mundo, o equivalente a quase 3 vezes à do Brasil. No País, são mais de 59 mil MW, o que corresponde a 44% da capacidade instalada no Brasil.

Como entidade representativa dos produtores independentes, a Apine interage com os poderes executivo e legislativo, com os organismos envolvidos com o setor elétrico brasileiro (MME, Aneel, ONS, CCEE, EPE, ANP etc.) e outros que o influenciam (meio ambiente, gestão hidrológica), com a mídia e com associações coirmãs. Quando necessário, também atua em âmbito internacional.

Também elabora, sempre que necessário, com a participação dos técnicos das empresas associadas e/ou consultorias contratadas, estudos e notas técnicas sobre temas relevantes do setor.

Leone Vianna assume a Copel que em 2015 projeta investir R$ 2,47 bilhões nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia, telecomunicações e exploração de gás natural. O programa de investimentos da Companhia foi aprovado pelo seu Conselho de Administração no dia 11 de dezembro.

Histórico — Luiz Fernando Leone Vianna já tabalhou na Copel de 1978 até 2002, quando foi para a Apine. Na companhia exerceu os cargos de Diretor Presidente da Copel Geração S.A e Diretor de Relações Institucionais da Companhia Paranaense de Energia – Copel (holding). 

Atuou como Consultor na área de energia. Também foi Coordenador do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase), Conselheiro do Conselho Paranaense de Recursos Hídricos, Conselheiro do Mercado Atacadista de Energia (Mae) e Conselheiro do Conselho Temático de Meio Ambiente (Coema) na Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Luiz Fernando Leone Vianna é administrador de Empresas formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1974, e também é Engenheiro Eletricista, formado pela em 1978, também pela UFPR. É Pós-graduação pela UFPR, em 1992.