ÉDER FANTONI, ENVIADO ESPECIAL
PIPELINE (HAVAÍ), EUA – Depois de cinco dias seguidos de adiamento por causa das condições do mar, a última etapa do Mundial de surfe, que é disputada na praia de Pipeline, no Havaí, teve finalmente o seu reinício anunciado pela organização nesta sexta-feira (19).
A competição tem o seu recomeço programado para as 8h local (16h de Brasília) e deve se estender até as 16h locais (0h de Brasília).
A organização deve terminar o campeonato ainda nesta sexta. Para isso, deve cortar o tempo de várias baterias e ampliar o sistema com duas baterias no mar ao mesmo tempo tanto na terceira, quarta e quinta fases, como nas quartas e na semi. Cada disputa poderá ter 30 minutos, com 15 minutos de prioridade para cada dupla. Esse tipo de competição foi adotada na fase de repescagem em Pipeline, mas com 40 minutos.
A outra hipótese é deixar a semi e a final para sábado (20), mas isso depende da previsão, que não é boa, ao menos por enquanto.
Nesta terceira fase, o paulista Gabriel Medina, 20, que luta para se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial, vai encarar o havaiano Dusty Payne, 25, na sexta bateria. O surfista nascido em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, será campeão se o australiano Mick Fanning, 33, e o americano Kelly Slater, 42, perderem nesta rodada. Esses dois caem na água depois de Medina.
Se avançar para a quarta fase, o paulista elimina Slater e terá apenas Fanning na briga pelo título, isso se o australiano passar pela terceira rodada.