Neste sábado (20), o trailer do programa A Hora é Agora – Testar nos Deixa mais Fortes volta a oferecer o teste rápido do HIV/Aids nas praças Osório e Tiradentes. Nos quatro dias em que o carro ofertou os exames já foram realizados 307 testes. Destes, cinco tiveram o resultado positivo para o vírus e os pacientes foram orientados a procurar os serviços de saúde para acompanhamento e tratamento.

No momento em que o teste é realizado no trailer, os participantes também respondem a um questionário sobre orientação sexual e utilização do preservativo. Um dos dados que mais chamou a atenção é que 21% dos entrevistados admitiram que nunca se previnem durante a relação sexual.

Existe um esforço da Prefeitura de Curitiba para aumentar o número de pessoas que realizam o teste e façam o tratamento, especialmente entre a população mais vulnerável à infecção, ou seja, entre homens que fazem sexo com homens, jovens e usuários de drogas. Por isso estamos ampliando os locais onde os testes podem ser realizados. Mas é fundamental que a população se previna e se cuide, explica o coordenador do programa, Moacir Pires Ramos, ressaltando que as 109 unidades de saúde distribuem gratuitamente os preservativos.

Recesso

Este é o último fim de semana que o trailer irá funcionar este ano. Na sexta (19) ele permanecerá entre às 18h e 22 horas na Praça Osório e no sábado (20) o teste será ofertado no mesmo horário na Praça Tiradentes.

O trailer voltará a funcionar a partir do dia 23 de janeiro na Praça Osório. No próximo mês, o trailer que integra o programa do Consultório na Rua também começará a ficar em alguns pontos de Curitiba ofertando o exame para os moradores em situação de rua.

Além da testagem por fluido oral e a confirmação, quando necessário, por punção digital em trailers, o programa prevê a criação de uma plataforma virtual (e-Testing), que permitirá aos interessados receber em casa o teste de fluido oral. Assim, a pessoa poderá fazer o autoteste, cujo resultado também será lido em 20 minutos. Esta nova tecnologia deve entrar em funcionamento no início de 2015.

Paralelamente, estão sendo modernizadas as linhas de avaliação e monitoramento, com o objetivo de garantir o atendimento rápido após o diagnóstico. Os usuários dos serviços com resultado positivo serão encaminhados de imediato aos serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS), para acompanhamento.

A testagem rápida do HIV também pode ser realizada no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)(Rua do Rosário, 144, 6º andar), de segunda a sexta, em horário comercial, no Grupo Dignidade (Avenida Marechal Floriano, 366. Conj. 46, 4º andar, Centro), terças e quintas, das 16h às 20h.

A linha telefônica Disque Agora (3322-2200) estará disponível 24 horas e contará com profissionais capacitados para orientar e tirar dúvidas dos usuários do programa.