Com uma dívida avaliada pela nova diretoria em R$ 204 milhões e com a antecipação de parte das cotas de televisão de 2015 e 2016, a temporada de 2015 no Coritiba será de cortes nos gastos. A ideia do clube é aliviar a folha salarial, considerada inchada, e reduzir o número de funcionários do clube, que passa dos 400. E para fazer mais com menos no ano que vem, o técnico Marquinhos Santos, o diretor executivo João Paulo Medina e a diretoria do Coxa já começaram a trabalhar na montagem do elenco. A ideia do clube é renovar com os volantes Hélder e Rosinei, dois dos 10 jogadores em fim de contrato. Além disso, o clube sonha com a volta de atletas que fizeram sucesso recentemente pelo clube.

Durante a apresentação da nova diretoria na manhã desta sexta-feira (19), em um hotel no centro de Curitiba, Marquinhos Santos revelou que, por conta dos salários, alguns jogadores não devem permanecer. Embora não tenha citado nomes, sabe-se que alguns que devem deixar o Alto da Glória são Wellinton e Zé Love, jogadores caros e com contrato de empréstimo perto do fim, e Lincoln, que atuou a maior parte deste ano pelo Bahia e está com seu vínculo com o Coritiba chegando ao fim. Por outro lado, o treinador revelou que já pediu à diretoria as renovações dos contratos de Hélder e Rosinei.

Já passei à diretoria os atletas que nós temos a prioridade de renovação e, sem dúvida nenhuma, Hélder e Rosinei são atletas que nós acreditamos serem importantes na montagem e na estrutura dessa equipe. Outros atletas ficarão difíceis as negociações por conta até da valorização que tiveram no Coritiba, que tem esse poder de valorizar o atleta que chega aqui. Então, com esse pensamento, ficou muito difícil manter alguns atletas, afirmou o treinador.

Se alguns estão de saída – entre eles Joel e Alex, titulares no Brasileirão de 2014 que já deixaram o clube (o primeiro acertou com o Cruzeiro e o segundo se aposentou) -, outros podem chegar. E na lista de nomes que interessam aparecem alguns velhos conhecidos da torcida coxa-branca. Os nomes dos meias Davi e Rafinha, ambos destaques do time comandado por Marcelo Oliveira em 2011, que se tornou sensação no futebol brasileiro e chegou à final da Copa do Brasil. Outro nome cotado é o do volante Léo Gago, que deixou saudade na torcida coxa-branca por conta de seus lançamentos precisos e das finalizações fortes de fora da área. Contudo, o financeiro, novamente, deve ser um empecilho para algumas negociações.

O Marquinhos deu uma lista de jogadores, e estamos buscando várias alternativas. É um trabalho árduo, e teremos novidades, afirmou Ernesto Pedroso, um dos integrantes do G-5 do Coritiba. Queremos repatriar jogadores que passaram por aqui, que fizeram nome e jogaram bem, como o Davi e o Rafinha. Mas não vejo uma luz muito forte no fim do túnel para que possa vir o Rafinha, até pelo que ele recebe no time em que está jogando (Al-Shabab, dos Emirados Árabes). Então, estamos buscando alternativas, finalizou.