SÃO PAULO, SP – A capital paulista voltou a ter chuvas fortes na tarde desta sexta-feira (19). Com isso, a cidade ficou quase duas horas em estado de atenção, foram registrados 20 pontos de alagamento, houve problemas na circulação de trens da CPTM e o trânsito ficou acima da média até o início da noite.
A chuva começou por volta das 14h e foi provocada pelo calor e pela alta umidade do ar. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), ela chegou a atingir todas as regiões. Por volta das 19h, ainda persistiam dois pontos de alagamento, sendo um deles intransitável.
Um dos alagamentos estava na rua Giuseppe Marino, altura da rua Paulo Lorenzani, sentido único (intransitável) e o outro estava na avenida Marechal Tito, altura da rua Gendiroba, sentido bairro (transitável).
Segundo o CGE, houve registro de chuva nos reservatórios Cantareira e Alto Tietê, que estão em situação considerada crítica. Elas, no entanto, foram isoladas e rápidas. O volume dos dois reservatórios chegou a 6,7% e 10,4%, respectivamente, nesta sexta-feira.
Mais cedo, a chuva também provocou um ponto de alagamento na linha 12-safira da CPTM, próximo à estação Jardim Helena, o que fez com que os trens tivessem que reduzir a velocidade, afetando toda a linha. No final da tarde, porém, a circulação já estava normalizada. Os aeroportos não registraram alterações por conta do temporal.
O trânsito também foi afetado pela chuva e pelos pontos de alagamento. Ele ficou acima da média durante toda a tarde, mas já tinha baixado por volta das 19h. Ao todo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 160 km de vias congestionadas, o que corresponde a 18,6% dos 868 km de vias monitoradas – a média do horário é de 161 km.
A pior via no horário ainda era a marginal Tietê, com 17,5 km de filas na pista local, sentido Ayrton Senna. A retenção estava entre as rodovias Castello e Dutra. Na marginal Pinheiros, a CET registrava 16,4 km de lentidão, na pista expressa, no sentido Interlagos, desde a ponte Cidade Universitária até Interlagos.
A CET também registrou algumas quedas de árvores durante a chuva desta sexta. Elas ocorreram na rua Ezequiel Ramos, na rua Cardoso de Almeida, avenida Santo Amaro e na rua Coronel Luis Barroso.
Segundo a CGE, os próximos dias devem continuar a ter tempo típico de verão, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro. O tempo segue abafado e esperam-se chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o final das tardes e o início das noites. No sábado (20), as temperaturas devem variar dos 20ºC aos 31ºC.