SÃO PAULO, SP – Neste sábado (20) à noite, um ciclo longo de ansiedade dos fãs paulistanos dos Racionais MC’s deve finalmente acabar.
Após um jejum de 12 anos sem um disco de inéditas, o maior grupo de rap do Brasil lançou no final do último mês o disco “Cores & Valores”, o oitavo da carreira. Para o primeiro show com as músicas novas chegar foi preciso, no entanto, esperar mais quase um mês.
Agora a festa de lançamento será no Espaço das Américas, na Barra Funda, a partir das 20h de sábado (20). A cantora Negra Li fará o show de abertura. Os ingressos, no segundo lote, custam R$ 140, à venda pelo site ticket 360.
Além das faixas do disco novo, devem estar no repertório os sucessos do grupo, como “Artigo 157” e “Vida Loka” (partes 1 e 2).
AMOR E PROTESTO
Com pouco mais de meia hora de duração, o novo álbum -lançado, por enquanto, só digitalmente pelo serviço Google Play Música- conserva as letras de protesto que fizeram o grupo conhecido. As batidas, porém, parecem menos secas e pesadas que nos CDs anteriores.
“A Praça”, por exemplo, fala do desfecho de show na praça da Sé na Virada Cultural de 2007, em que Polícia Militar e fãs entraram em confronto.
Entre sirenes e trechos de reportagens, Edi Rock canta versos como: “Um gás lacrimogênio e algema não é a cura, é luxúria / Uma censura tentaram e desistiram / Pularam atrás da porta, filmaram e assistiram / Pediram o nosso fim, forjaram uma lei pra mim”.
Outro destaque, também cantada por Edi Rock, é “O Mau e o Bem”, que lembra a formação da turma do grupo, que se completa com Mano Brown, Ice Blue e KL Jay.
“KL Jay, DJ, Vila Mazzei, o Jão me apresentou em meados de 83/ Dançando break a parceria fechou, formô, mais uma dupla de SP se aventurou”, diz a letra.
O lado romântico do grupo aparece também, na despedida do disco, com a faixa “Eu te Proponho”. Cantada por Mano Brown -de autoria de Brown e Lino Crizz- lembra a carreira solo do rapper, voltada mais à black music romântica.
“Som das catedrais e o cheiro de café / Jamais olhar pra outra mulher / Vem ver, vamos fugir desse lugar”, propõe Brown.

RACIONAIS MC’S
QUANDO neste sábado (20), a partir das 20h (abertura)
ONDE Espaço das Américas, r. Tagipurú, 795, Barra Funda, tel. (11) 2027-0777
QUANTO R$ 140
CLASSIFICAÇÃO 18 anos