IARA BIDERMAN
SÃO PAULO, SP – A organização da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo), que teve neste ano sua primeira edição com saldo de 14 mil espectadores, filas de até dez horas e 11 espetáculos de temas provocativos, anunciou a programação prévia para 2015.
Estão confirmadas apresentações da Rússia, da Alemanha, da Holanda, da Itália, de Israel e da Ucrânia, além da convidada brasileira, a Cia. Vértice, de Christiane Jatahy.
Segundo Antonio Araújo, diretor artístico da mostra, o número de grupos convidados vai aumentar. A meta é chegar a pelo menos 12. Para preencher a grade, estão sendo feitas negociações com grupos da América Latina, que na primeira MITsp foi representada por Uruguai, Argentina e Chile.
Em resposta à principal crítica feita à primeira mostra –a desorganização na distribuição de ingressos, que deixou milhares de pessoas a ver navios (mas não os espetáculos)–, a edição que será realizada de 6 a 15 de março do próximo ano terá mudanças.
Haverá mais locais para as apresentações (teatros e centros culturais), mais sessões por espetáculo, e venda de ingressos on-line, a partir de 15/1. Gratuitas em 2014, as apresentações agora terão preços populares, até R$ 20.
A linha temática terá três vertentes, segundo Araújo. “As obras tratam de zonas de conflito, como entre Ucrânia e Rússia e a Palestina, fazem releituras de clássicos teatrais e radicalizam a relação entre teatro e cinema.”
Uma novidade é a estreia mundial de um espetáculo produzido especialmente para o festival, “Canção de Muito Longe”, de Ivo van Hove, da Holanda.
A programação segue com as russas “Opus nº 7”, de Dmitry Krymov, e “A Gaivota”, de Yury Butusov, as alemãs “Senhorita Júlia”, de Katie Michell e Leo Warner, e “Stifters Dinge” (uma peça-instalação, sem atores), de Heiner Goebbels, a italiana “As Irmãs de Macaluso”, de Emma Dante, a ucraniana “Woyzeck”, de Andriy Zholdak, e a israelense “Arquivo”, de Arkadi Zaides, em que o coreógrafo interage com imagens filmadas por palestinos na Faixa de Gaza.
A brasileira Christiane Jatahy vai apresentar duas releituras de clássicos. “E Se Elas Fossem para Moscou?”, parte de “As Três irmãs”, de Anton Tchékhov (1860-1904), e “Julia”, de um dos mitos do teatro moderno, “Senhorita Julia”, de August Strindberg (1849-1912). Ambas também embaralham a fronteira entre teatro e cinema.
“Muitos espetáculos são difíceis. Queremos quebrar essa estética de festival com peças feitas para agradar e entreter o público”, afirma Araújo, que também pretende trazer para a mostra uma conferência-performance do ucraniano Zholdak sobre o futuro do teatro.