Ter parte ou toda bagagem extraviada durante viagens de avião, ônibus, trem ou navio é mais comum do que se imagina. Este é o segundo principal motivo de reclamações que chegam de usuários À Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por exemplo, e pode se intensificar no final de ano, quando a quantidade de voos, passageiros transportados e trânsito aéreo fica bem maior.

Mas apesar do transtorno, todo mundo deve estar preparado para esta eventualidade. Apenas lembrando que a ocorrência acontece, mas não é regra. Neste fim de ano a previsão da Anac e da Infraero é de que mais de 9,7 milhões de pessoas sejam transportadas em voos para diversos destinos.

A primeira dica de empresas, Anac, Procons, Infraero e agências de viagem é a identificação da bagagem com nome, telefone, endereço de partida e de destino. Também é bom ter uma relação dos bens na bagagem. Guardar os comprovantes de tudo que foi comprado é uma forma de provar o que havia dentro da mala. Isso o ajudará a calcular o valor de uma possível indenização.

Sobre isso é sempre bom verificar antes com a empresa os procedimentos padrões e o que pode ou não ser relacionado. Normalmente objetos de muito valor não são aceitos. Este tipo de coisa é melhor que se leve na bagagem de mão.
Fazer o seguro viagem é interessante, quando possível. A maioria das apólices cobre o seguro de bagagem. Para entender a cobertura, peça ajuda ao seu agente de viagens.