O fim de semana começa com tempo bastante abafado em todo o Sul do Brasil. No sábado as temperaturas elevam-se rapidamente no Paraná e o sol predomina na maioria das regiões.

Faz calor no início da tarde, condição que favorece a intensificação de aglomerados convectivos (nuvens de chuva). As chuvas previstas são típicas de verão, rápidas/passageiras e ocorrem de forma isolada. Segundo o Instituto Simepar, a máxima em Curitiba chega a 27 graus neste sábado. Nas praias paranaenses, a máxima chega a 32 graus. 

O verão começa oficialmente às 21 horas deste domingo. Desde 1997, quando o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) iniciou o registro de temperaturas no Estado, a maior temperatura alcançada no verão foi de 40,1°C, na região Oeste do Paraná, em 2002. Porém, o instituto prevê que a estação, que começa oficialmente às 20h03 do dia 21 (domingo), pode superar o recorde de calor.

Ainda em 2002, as temperaturas mais baixas registradas ficaram entre 18,4ºC, na região Sul, e 22,7ºC, Oeste.

Na próxima estação, a ocorrência de chuvas deve permanecer na média para o verão tanto no Paraná quanto no Brasil. Devem ocorrer grandes variações de tempo e espaço entre as regiões do Estado. No Litoral e na Serra do Mar, a média pode atingir até 1.000 mm. A média fica entre 400 mm e 700 mm nas outras regiões.

De acordo com o monitoramento das condições dos oceanos Pacífico e Atlântico Sul, o fenômeno climático conhecido como “El Niño” deve ter baixa intensidade neste verão.

Recordes