SÃO PAULO, SP – Um jardim sobre o rio Tâmisa, em Londres é o projeto mais recente e polêmico da capital britânica. A Garden Bridge (ponte-jardim), desenhada pelo arquiteto Thomas Heatherwick, já tem aprovação do Westminster City Council e agora espera pelo aval do prefeito londrino, Boris Johnson.
A ponte-jardim nasceu a partir de uma ideia atriz Joanna Lumley ainda na década de 1990. O arquiteto Thomas Heatherwick desenhou-a e Dan Pearson será o arquiteto-paisagista escalado para o projeto.
A ponte vai ser exclusivamente para pedestres e opositores ao projeto dizem que a obra, que tem custo estimado em £ 278,5 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão), é cara demais.
Na futura ponte, não será permitida a passagem de ciclistas, ela não poderá ser utilizada durante a madrugada e é prevista a cobrança de uma taxa para quem utilizá-la.
A estrutura vai ligar a região de Southbank Centre à de Temple. Serão 367 metros de comprimento e 30 metros de largura. Ela deve incluir árvores, arbustos e flores originários da Inglaterra. A ponte tem previsão de ficar pronta em 2018.