Estimativas baseadas em estudos clínicos apontam que 5% da população brasileira sofre de oniomania, o transtorno que provoca hábitos compulsivos de compra. A doença é desencadeada por questões emocionais percebidas como negativas ou frustrantes”, explica Tatiana Zambrano Filomensky, coordenadora do grupo de tratamento a compradores compulsivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Nesta época do ano, com as compras de Natal, as evidências do transtorno ficam ainda mais evidentes.

A Serasa disponibiliza teste elaborado por coordenadores do grupo de compradores compulsivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. As questões levam a uma autoanálise sobre nosso comportamento de consumo
Segundo os economistas da Serasa Experian, a falta de planejamento, a compra impensada e o descontrole financeiro levam algumas pessoas a gastarem mais do que ganham. Por exemplo, na sua hora de almoço, você decidiu dar uma volta ao shopping. O resultado foram algumas sacolas e comprovantes de cartão de crédito. Mas será que você realmente precisava desses produtos? Você comprou rapidamente, cedendo à pressão do vendedor ou pensou duas vezes antes de pagar? Essas e outras questões fazem parte de um teste elaborado pelos coordenadores do grupo de compradores compulsivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

É fundamental fazer uma reflexão sobre o nosso comportamento de consumo, se o produto é realmente necessário e se o valor dele cabe no nosso orçamento. Se planejar, colocando todas as contas na ponta do lápis, até mesmo o cafezinho do dia a dia. Também é importante envolver toda a família na definição das prioridades do ano, inclusive ser transparente quando for necessário o corte de gastos, orienta a Superintendente de Serviços ao Consumidor, Maria Zanforlin.

Para a psicóloga, coordenadora do grupo de tratamento a compradores compulsivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e presidente da ONG Associação Viver Bem e uma das responsáveis pelo teste, Tatiana Zambrano Filomensky, este não é um diagnóstico da doença oniomania, patologia que caracteriza o ato compulsivo de comprar, mas dá indícios para que o consumidor faça uma autoanálise sobre o seu comportamento de consumo
Entre outros pontos, o teste apresenta os sete passos da compra normal, levando o entrevistado a avaliar se eles foram seguidos antes da compra ser efetivada:

1. Avaliou a real necessidade?
2. Avaliou suas possibilidades financeiras?
3. Fez pesquisa de preço e condições de pagamento?
4. Pediu a opinião de outras pessoas?
5. Negociou ou pechinchou?
6. Deu um tempo a si mesmo para pensar?
7. Comprou apenas o que estava programado?

Faça o teste e leia mais sobre compradores compulsivos: www.serasaconsumidor.com.br/testecompulsivo
Caso os consumidores queiram mais informações sobre o ato compulsivo de comprar, acessem os sites:
http://amiti.com.br/compras-compulsivas
http://www.associacaoviverbem.org.br/