SÃO PAULO, SP – O Irã assegurou que dispõe de mísseis com alcance suficiente para se defender de seus potenciais agressores, e insistiu em que esse tema nunca entrará nas negociações que mantém com o Ocidente sobre seu programa nuclear, informou a agência oficial iraniana ISNA.
O ministro iraniano da Defesa, o general de brigada Hosein Dehqan, disse que “temos tentado aumentar o alcance dos nossos mísseis de acordo com as possíveis ameaças contra o país, e nesse sentido temos obtido os alcances necessários”.
Dehgan explicou que o Irã tem uma “posição adequada” quanto à fabricação de mísseis, já que se mantém como líder mundial nesse terreno após os EUA, Rússia e China.
A intenção do Irã é “aumentar a precisão e duração dos mísseis e capacitá-los a fugir dos radares”, disse Dehgan.
O ministro da Defesa explicou que, nas negociações nucleares entre seu país e o Grupo 5 + 1 (China, Rússia, EUA, França e Reino Unido, mais Alemanha), trata-se apenas do tema nuclear e nenhum outro tema “esteve e nem tampouco estará no programa” do diálogo atômico.
“O tema dos mísseis corresponde à capacidade de defesa da República Islâmica do Irã”, e isto é um tema sobre o qual “nós decidimos o que devemos e o que não devemos ter”, afirmou Dehgan.
Segundo ele, também, o país cede armas e informações ao Iraque e à Síria para manter a “estabilidade e a segurança” na região.