SÃO PAULO, SP – Quatro afegãos detidos por mais de uma década na prisão militar americana de Guantánamo, em Cuba, foram enviados de volta para casa no Afeganistão, informou o Pentágono neste sábado (20).
Shawali Khan, Khi Ali Gul, Abdul Ghani e Mohammed Zahir voaram para Cabul durante a noite em um avião militar americano e foram entregues a autoridades afegãs, na primeira transferência desse tipo para o país assolado pela guerra desde 2009, afirmou um oficial dos Estados Unidos.
Os afegãos, que têm entre 40 e 50 anos, foram presos em seu país entre 2002 e 2003 sob suspeita de terem ligações com o Taleban e a Al-Qaeda. Desde de que foram presos, seus advogados dizem que não há provas suficientes para condená-los.
Com as transferências recentes, incluindo a de seis presos para o Uruguai no início deste mês, a população de detentos de Guantánamo foi reduzida a 132 pessoas, das quais 63 são avaliadas pelo governo americano como “libertáveis” e 15 como de “alta valor” -entre eles o suposto autor intelectual dos atentados de 11 de setembro Jalid Sheij Mohamed.
A transferência dos presos foi vista com um passo em direção à desativação da prisão americana, promessa de campanha do presidente Barack Obama há seis anos. Quando concorreu à presidência dos EUA pela primeira vez, Obama disse que a prisão deveria ser fechada porque prejudicava a imagem do país no resto do mundo, mas não foi capaz de fazê-lo em parte por causa dos obstáculos colocados pelo Congresso norte-americano.