SÃO PAULO, SP – O australiano Mick Fanning, tricampeão mundial do surf, homenageou em rede social o título do brasileiro Gabriel Medina, conquistado nesta sexta-feira (19), na praia de Pipeline, no Havaí.
Fanning publicou uma foto em que aparece com a camisa comemorativa do brasileiro, além de escrever uma mensagem ao campeão mundial de surf.
“Parabéns para este grande garoto! Ele realmente merecia tudo o que conquistou este ano! Tudo de bom para você companheiro, te amo!”, escreveu Fanning.
Aos 20 anos, o paulista Medina garantiu o título ao ver o principal rival, Mick Fanning, ser eliminado na quinta fase por Alejo Muniz, argentino naturalizado brasileiro.
PAÍS DO SURFE
O triunfo de Medina coloca o Brasil de vez entre os melhores do surfe.
O país sempre esteve presente nas competições. Na elite desta temporada, por exemplo, teve mais competidores do que a potência Estados Unidos (sete contra cinco). Faltava, porém, título como o conquistado nesta sexta (19).
Com a vitória de Medina, o Brasil quebra a hegemonia de australianos e americanos, que dividiram os títulos das últimas nove temporadas do circuito (cinco para os Estados Unidos e quatro para a Austrália).
O paulista se tornou ainda o primeiro surfista a conquistar o título sem ter o inglês como o idioma oficial.
O surfe, definitivamente, agora também fala português nas praias do Havaí.