FELIPE DE OLIVEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ – A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou no sábado (20) que 16 das 38 UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) situadas em comunidades da cidade terão novos comandantes a partir da semana que vem.
De acordo com a PM, o procedimento de mudança é normal devido à chegada do novo coordenador geral das UPPs, Luís Cláudio Lavianom, que ainda não assumiu oficialmente o posto, mas já está coordenando as modificações.
Lavianom era comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e terá como missão conter a onda de violência nas comunidades ocupadas e combater o tráfico de drogas que ainda existe em algumas localidades. Esta é a segunda vez que um ex-comandante do Bope assume a coordenação das UPPs.
As mudanças acontecem em nove UPPs da zona norte do Rio (Arará/Mandela, Caju, Macacos, Formiga, Camarista Méier, Turano, São João, Nova Brasília e Chatuba), em três da zona oeste (Batan, Cidade de Deus e Vila Kennedy), em duas do Centro (São Carlos e Coroa/Fallet/Fogueteiro) e em duas da zona sul (Santa Marta e Cerro-Corá).
Entre as unidades que ainda apresentam problemas estão a do Arará, que já chegou a ter sua base incendiada; a do morro dos Macacos, em Vila Isabel, que foi atacada a tiros deixando um policial gravemente ferido; e a da Nova Brasília, onde o então comandante da UPP, Uanderson Manoel da Silva, foi morto durante uma troca de tiros.