SÃO PAULO, SP – Um homem considerado elo entre os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e cartéis mexicanos foi preso neste fim de semana na Colômbia, segundo o exército local.
O detido, Hermes Casanova, conhecido como “Mega” ou “Megatrônico”, estava na lista dos narcotraficantes mais procurados pelos Estados Unidos. Ele foi capturado no departamento (Estado) colombiano de Valle del Cauca (oeste).
“É um golpe contundente sobre o crime organizado internacional e o tráfico de drogas, devido às conexões entre o bloco ocidental das Farc, o Clã Úsuga (…) e os cartéis de Sinaloa e o de Los Zetas, no México”, disse o comandante do Exército colombiano, Jaime Lasprilla.
Casanova é acusado de ser o responsável por controlar a produção e o envio de drogas de vários departamentos do sudoeste da Colômbia para a América Central e para os Estados Unidos. Segundo Lasprilla, a rede criminosa teria vendido mais de 100 toneladas de cocaína para os Estados Unidos.
A captura foi possível devido ao trabalho de inteligência realizado por mais de um ano e meio, e ocorre logo após o anúncio de um cessar-fogo pelas Farc, feito na última quarta-feira (17), como parte dos diálogos de paz que mantém há dois anos com o governo colombiano.