SÃO PAULO, SP – O veterano político Beji Caid Essebsi, 88, comemorou neste domingo (21) sua vitória no segundo turno da eleição presidencial da Tunísia.
Moncef Marzouki, 69, ex-presidente e candidato rival, não reconheceu a derrota. Ainda assim, logo que as urnas foram fechadas, Essebsi reuniu seus apoiadores para comemorar a vitória nas ruas.
“Dedico minha vitória aos mártires da Tunísia. Agradeço a Marzouki, e agora devemos trabalhar juntos sem excluir ninguém”, disse Essebsi à televisão local.
O líder da campanha de Marzouki, porém, afirmou que ainda é cedo para declarar vitória. No primeiro turno, Essebsi teve 39% dos votos e Marzouki ganhou 33%.
O partido laico de Essebsi lidera o Parlamento após derrotar o partido islamita que venceu a primeira eleição legislativa da Tunísia, em 2011.
A eleição é vista como o último passo para chegar a uma democracia plena, quatro anos depois que a Primavera Árabe tirou do poder o ditador Zine El-Abidine Ben Ali.
O histórico dos dois candidatos remonta às divisões anteriores à revolta. Essebsi foi líder do governo no Parlamento no regime Ben Ali. Já Marzouki precisou se exilar na França durante o regime.
Para Marzouki, a vitória de Essebsi seria um retrocesso, por trazer de volta políticos da velha guarda.
Já os apoiadores de Essebsi dizem que Marzouki repetiria a leniência do partido islamita com a linha-dura muçulmana, num dos países mais modernos e laicos do mundo árabe.