Na sexta-feira passada ficou pronta a última das três passarelas em construção no trecho urbano da BR-277, na região de São José dos Pinhais. As obras da passarela do km 63 teve início em agosto, junto com as passarelas do km 69 e km 73. A instalação das estruturas que compõem a passarela foi acompanhada por uma operação especial de trânsito na madrugada de sexta-feira.

Apesar de serem pré-moldadas, o processo de instalação não é simples: a primeira fase incluiu as marcações topográficas e escavações, seguida de implantações das estacas, execução dos blocos, pilares e por último a colocação das rampas e a travessia das passarelas por onde os pedestres farão a passagem a partir de hoje. Foram constituídas por uma estrutura pré-moldada de concreto e ferro e têm 6 m de altura e 220 m de extensão, incluindo as rampas de acesso.

Temporada — A concessionária Ecovia espera a passagem de 2,9 milhões de veículos na BR-277 e rodovias de acesso ao litoral PR-508 (Matinhos) e PR-407 (Praia de Leste) durante a temporada.

Só na semana que antecede as festas do Ano Novo, entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro, o tráfego deve ser de 317 mil veículos nos dois sentidos da BR-277, sendo que a maior movimentação está prevista para o dia 31, com a circulação de 37 mil veículos. Para o retorno à Curitiba, no dia 4 de janeiro, a concessionária prevê fluxo intenso durante todo o dia, com maior concentração de carros no sentido capital após o meio-dia.