SÃO PAULO, SP – O Corinthians enfrentará o Once Caldas na primeira fase da Libertadores. O adversário do clube paulista foi definido com o título do Santa Fe e fim do Torneio Finalização do Campeonato Colombiano, neste domingo (21).
O Santa Fe empatou com o Independiente de Medelim por 1 a 1 e garantiu vaga direta para a fase de grupos da competição continental, além do título da competição. No jogo de ida, a equipe de Bogotá havia vencido pelo placar de 2 a 1.
Com isso, o Once Caldas, que teve a segunda melhor campanha somando os torneios Apertura e Finalización de 2014, ficou com a vaga na primeira fase da Libertadores.
As datas dos confrontos entre as duas equipes ainda não foram confirmadas, mas as partidas devem ser realizadas nos dias 4 e 11 de fevereiro. O primeiro jogo será em Itaquera, com a volta em Bogotá ou Manizales.
O vencedor do confronto entrará no Grupo 2, ao lado de São Paulo, do argentino San Lorenzo e do uruguaio Danubio.
O Corinthians tem a obrigação de disputar a primeira fase da Libertadores da América em 2015 após terminar na quarta colocação do Campeonato Brasileiro deste ano.
O único título do Once Caldas na Libertadores aconteceu em 2004, ano em que o clube colombiano foi o carrasco do São Paulo na competição.
Na última vez que o Corinthians disputou a primeira fase da competição, em 2011, a equipe pegou outro time colombiano, o Tolima, e acabou sendo desclassificado após perder por 2 a – na Colômbia – o jogo em São Paulo havia terminado em 0 a 0.