MARTHA ALVES
SÃO PAULO, SP – Os bombeiros controlaram por volta da 1h desta segunda-feira (22) um incêndio de grande proporção no Shopping 25 Brás na rua Barão de Ladário, no Brás, região central de São Paulo. Não há informações de vítimas.
O incêndio começou por volta das 20h de domingo (21) e se alastrou para os fundos de lojas vizinhas na rua Miller. Os bombeiros tiveram que arrombar as portas de muitas lojas para apagar o fogo.
Ao menos 96 homens do Corpo de Bombeiros se dividiram em duas frentes de combate ao incêndio nas ruas Barão de Ladário e Miller. No total, 30 carros dos bombeiros e dois caminhões pipa da Prefeitura de São Paulo foram enviados ao local do incêndio.
A Sabesp foi acionada pelos bombeiros para efetuar manobras de água, fechando alguns registros e direcionando a água para a região do incêndio para aumentar a vazão e pressão dela. Técnicos na Eletropaulo também estiveram no local para desligar a energia elétrica das lojas atingidas.
Os bombeiros disseram que a maior dificuldade no combate ao incêndio foi a grande quantidade de material inflamável, como estoques de roupas e tecidos. O trabalho de rescaldo para evitar o surgimento de novos focos de fogo durou toda a madrugada.
Segundo o tenente-coronel Sérgio Moretti, do Corpo de Bombeiros, somente após o término do rescaldo é possível fazer a contagem da área atingida. “A frente das lojas não foi atingida pelo fogo, mas a parte dos fundos foi tomada pelas chamas e o telhado caiu”, disse.
Durante o trabalho dos bombeiros, vários lojistas esperavam sentados no meio-fio da rua Miller para poder contabilizar os prejuízos. Eles não quiseram falar com a imprensa.
Um comerciante de origem libanesa, que não quis se identificar, reclamava às 2h40 desta segunda da falta de informações. Ele e parentes têm quatro lojas no shopping atingido pelo fogo.
As ruas Barão de Ladário e Miller, nos cruzamentos com as ruas Oriente e Conselheiro Belisário, continuavam interditadas por volta das 6h para o trabalho de rescaldo dos bombeiros.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a previsão é que os bombeiros terminem o rescaldo por volta das 8h e as ruas sejam liberadas.
As causas do incêndio serão investigadas pela polícia.