O ano vai se encerrar com uma leve alta no número de famílias endividadas, após três meses seguidos de queda. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta segunda-feira, 22 de dezembro, 59,3% das famílias têm algum tipo de dívida em dezembro (alta de 0,1 ponto percentual em relação a novembro).
 
Entretanto, houve recuo na comparação com o mesmo período de 2013, quando o endividamento atingiu 62,2% das famílias brasileiras. A cautela das famílias em relação ao consumo, observada nos índices de confiança e de intenção de consumo, faz com que mais consumidores quitem suas dívidas, afirmou o economista da CNC Bruno Fernandes. Entre as famílias com dívidas, o comprometimento da renda com o pagamento destas aumentou, acompanhando o custo elevado do crédito, completou.

A elevação do porcentual de famílias endividadas foi acompanhada pelo porcentual de famílias com dívidas ou contas em atraso, na comparação mensal – passando de 18,0% para 18,5% do total. Entretanto, houve queda do número de famílias inadimplentes em relação a dezembro de 2013, quando esse indicador alcançou 20,8% do total.

O porcentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes também apresentou leve alta na comparação mensal, recuando, contudo, na comparação anual, alcançando 5,8% em dezembro de 2014, ante 5,5% em novembro de 2014 e 6,5% em dezembro de 2013.