SÃO PAULO, SP – Ling Jihua, secretário pessoal do ex-presidente chinês Hu Jintao será investigado por “graves violações disciplinares” (eufemismo adotado pelo regime para casos de corrupção), segundo a agência oficial Xinhua.
Ling, 58, foi diretor do Escritório Geral do Partido Comunista da China, órgão que assessora o dia a dia do presidente, entre 2007 e 2012.
O político era uma figura influente, mas caiu em desgraça em 2012, quando seu filho morreu num acidente de trânsito a bordo de sua Ferrari.
Ling Gu dirigia de forma temerária pelas ruas de Pequim, acompanhado de duas mulheres que ficaram gravemente feridas. Uma delas morreu meses depois por complicações relacionadas com o acidente.
As circunstâncias que geraram o acidente abriram intensos debates sobre o comportamento de líderes chineses e de suas famílias à época.
A abertura das investigações contra Ling, primeiro passo para um eventual julgamento, foi anunciada nesta segunda-feira (22) por um comunicado da Comissão Central de Inspeção e Disciplina, órgão anticorrupção do Partido Comunista chinês.
Apesar de ter sido afastado da elite política do país após os episódios de 2012, Ling atualmente ocupa uma das 23 vice-presidências da Conferência Consultiva do Povo Chinês (órgão semelhante ao senado dos governos democráticos) e a chefia da Frente Unida, instituição que regula as relações do partido oficial com outras formações políticas chinesas.
As atenções voltaram para Ling quando seus irmãos começaram a ser investigados.
Em agosto, seu mais velho, Ling Ahengce, foi detido acusado de corrupção. Já seu irmão mais novo, Ling Wancheng, também está sob investigações.
O atual presidente do país, Xi Jinping, lança uma abrangente ofensiva anticorrupção, que também já atingiu outros membros do governo de Hu Jintao.
Analistas veem a medida como uma tentativa por parte de Xi para remover as influências de seu antecessor no governo e consolidar cada vez mais seu poder.