As fortes chuvas da manhã desta segunda-feira (22) prejudicaram o abastecimento de alguns sistemas de água da Região Metropolitana, que foram alagados e registraram danos em seus equipamentos elétricos, como bombas e quadros de comando. Em situações como esta, a recomendação é para que a população use a água de forma racional, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar.

O município de Itaperuçu foi o mais atingido. Duas unidades de produção de água, a do Stochero e a do Butieirinho, responsáveis por 87% do abastecimento da população, estão paradas. Apenas a Mina Canha está operando.

O abastecimento de Quatro Barras também pode ser afetado por conta das fortes chuvas na cabeceira do Rio Capitanduvas, que abastece a Estação de Tratamento de Água da Borda do Campo. Até o momento, a produção de água foi reduzida em apenas 30% por causa de um entupimento nos crivos na captação. Mas o local está inacessível devido ao grande volume de água.

Nas localidades de Boqueirão e Fazenda Thalia, em Campo Largo, a produção do poço, que atende cerca de 90 famílias, também está parada por causa do alagamento.

Em Rio Branco do Sul, a Estação Elevatória Vila Velha, que atende o centro da cidade e o reservatório Papanduva, também está com os quadros de comando e bombas inundados, impedindo a sua operação.

Na cidade da Lapa, a captação de água, na barragem do Rio Stinglen, também pode ser afetada nas próximas horas. A água está prestes a invadir a elevatória de água bruta, responsável por bombear água até a estação de tratamento da cidade. Os poços 2 e 3, instalados na localidade de Sampaio, responsáveis por cerca de 40% da água consumida no município, também estão em risco de alagamento por causa do aumento substancial de água no Córrego dos Neves.

As equipes de eletromecânica e de operação da Sanepar já estão a postos, preparadas para iniciar os trabalhos, assim que as águas baixarem. Os equipamentos danificados serão reparados o mais rapidamente possível para evitar um transtorno ainda maior para a população.