SÃO PAULO, SP – A região Sudeste concentra 77 escolas entre as 100 que tiveram melhor desempenho no Enem 2013. Destas, 28 ficam no Estado de São Paulo, 23 no Rio de Janeiro e 22 em Minas Gerais.
No ano anterior, essa concentração era ainda maior, com 84 escolas entre as 100 melhores.
Nordeste fica em segundo lugar no ranking, com 17 escolas entre as 100 melhores na avaliação. Em seguida, aparecem as regiões Centro-Oeste, com três escolas, Sul, com duas, e Norte, com uma.
A escola com o melhor desempenho no exame no país é o colégio Objetivo Integrado, que fica na capital paulista. A unidade, que pertence à rede particular e também liderou o ranking no ano anterior, teve média de 741,94 na nova avaliação.
Já a melhor escola pública é o colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa, que ficou em 13º lugar no ranking (nove posições abaixo em relação ao ranking do Enem 2012, quando esteve em 4º lugar).
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.
Para calcular as médias das escolas, a reportagem considerou as quatro provas objetivas do Enem – linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Ao todo, 14.715 escolas compõem o ranking.
Entre as 100 escolas com melhor desempenho no Enem, 93 são da rede particular. Outras seis são federais e uma é estadual (o instituto de aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da UERJ, em 99ª posição do ranking).
Uma novidade entre os dados do Enem neste ano é a avaliação por nível socioeconômico, indicador composto pela média do nível socioeconômico dos seus alunos. Neste caso, todas escolas que estão entre as 100 melhores possuem alunos com nível “muito alto” ou “alto”.