O primeiro balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no final da tarde de ontem, mostrava que quase 45 mil pessoas em sete municípios paranaenses foram atingidas diretamente pelas chuvas de ontem. A maioria sofria com alagamentos. Contudo, eram apenas 45 pessoas desalojadas ou desabrigadas.
A Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná está monitorando as chuvas na Região Metropolitana de Curitiba e enviará alimentos, colchões, lonas e telhas para a população atingida. Relatório divulgado ontem mostrava que as fortes chuvas provocaram alagamentos em três municípios do entorno da Capital. O órgão estima que mais de 2,7 mil pessoas foram atingidas.

A situação mais crítica é em Rio Branco do Sul, onde 2,6 mil pessoas foram afetadas, sendo que 30 estão desalojadas. Em Itaperuçu, foram afetadas 70 pessoas e em Almirante Tamandaré 20 pessoas estavam desalojadas. Em Curitiba, a forte chuva provocou interrupção do fornecimento de energia para cerca de 20 mil pessoas na manhã de ontem.
O capitão Romero da Silva Filho, da Defesa Civil do Paraná, alerta para o risco de que outras cidades sejam afetadas. A expectativa é que a vazão do Rio Iguaçu dobre dos próximos dias, principalmente na região de União da Vitória. Com base nos dados históricos, já estamos nos preparando para prevenir danos maiores para a população. Já fizemos contato com a prefeitura e todas as medidas emergenciais estão sendo tomadas, disse.