Com o sucesso de Gabriel Medina, primeiro brasileiro a se sagrar campeão mundial de surfe, quem espera também alcançar a crista da onda são as empresas que trabalham com produtos ligados ao esporte, como a curitibana Sumatra, que possui 10 lojas na Capital, a Back Wash, que conta com uma rede de 11 lojas na Grande Curitiba, e a VM4 Surf Wear, que há 27 anos atua no ramo.

Apesar dos problemas na economia neste ano, a expectativa para 2015 é positiva. Vai ter uma procura muito grande por produtos específicos do Medina, aposta Rafael Pannek  gerente da loja BackWash do Shopping Estação, que nos últimos dias vendeu seis pranchas de surfe. Já o proprietário da Sumatra, Fernando Pereira de Andrade, com certeza o sucesso do Medina vai repercutir. O mercado do surfe vem evoluindo a cada ano, tem se profissionalizado cada vez mais e tem trazido esse resultado para o balcão, complementa.

Até mesmo o público consumidor já começa a ganhar uma nova cara. Afinal, Medina faz sucesso com o público feminino, e com elas descobrindo o esporte, os produtos ligado ao surfe também ganham evidência, a ponto deste público já ser destaque na VM4 e na Back Wash, como aponta Fernandes.

O público do surfe já começa a ganhar uma nova cara e inclusive o público feminino está com um forte acesso ao esporte, então estamos com bastante diversidade por conta da adesão desse público.

O único porém, é que o título de Medina veio apenas no final do ano, quando a produção da indústria e as encomendas já estavam fechadas para  o Natal. A maioria das marcas fecharam (as vendas) no dia 20 de dezembro por conta do final de ano, então é muito tarde para elas fazerem algo com esse foco, é muito recente o título, explica Andrade. Neste ano, infelizmente, as vendas de final de ano vão ter queda por conta de vários fatores. Um deles é que 2014 não foi um bom ano para o comércio e a indústria em geral. Isso influenciou nosso negócio, lamenta o empresário.

Profissional

Segundo Sérgio Kubrusly Fernandes, sócio-proprietário da VM4, o mercado do surfe tornou-se mais profissional ao longo dos últimos anos, quando as marcas passaram a ter licenciamento. Isso acabou revertendo a favor do esporte, até mesmo com uma maior condição de patrocínio aos atletas por parte das empresas maiores, afirma.

Foi essa profissionalização que possibilitou a Medina alcançar o sucesso e o esporte a ganhar uma visibilidade inédita no país. Até recentemente, o surfe estava restrito aos canais fechados. Hoje, não mais. O Medina foi notícia a semana toda nos canais abertos. Sem dúvida o esporte nunca teve uma divulgação, uma aparição tão grande como agora, diz Fernandes.

Com toda essa audiência para o surfe e a popularidade cada vez maior do primeiro brasileiro campeão mundial, as lojas que trabalham com surf wear sonham com um 2015 melhor, já que para o final de ano o mau momento da economia deve fazer com que as vendas fiquem no mesmo nível do ano passado, talvez até com uma ligeira queda